sábado, 28 de julho de 2007

Seja você mesmo e aprenda algo

Foram muitas as vezes que ouvi a música "somos cafona sim", cantada pelo professor Girafales e pela dona Florinda em um episódio do Chaves. O episódio em si não é dos melhores, isso quem está dizendo sou eu, um analisador e fã do seriado. Mas essa música, principalmente o refrão e um outro trecho, mostra o que todos deveriamos fazer.

"...somos cafonas sim, nós aceitamos... e que nos deixem em paz..."

Sabe, que só agora é que fui perceber a real moral de ter uma música, em um ritmo tosco, cantado(pelo menos em português) de uma maneira não muito boa, em um episódio do Chaves. O Roberto Goméz Bolaños sempre tentou mostrar nos seus seriados algumas lições. Não apenas lição de moral, mas também, de caráter.

Entra aí a minha parte opinativa. Essa frase, em outras palavras é um "seja você mesmo" ou "viva a sua vida e ignore "os outros" ". Esse episódio, com toda a certeza foi gravado há mais de 30 anos. Então isso quer dizer que naquela época já tinha alguém que pensava por si(se bem que todas as gerações tiveram pelo menos um maluco que pensasse).

Quem nunca ouviu um "mas o que os outros vão pensar disso?". Creio ser praticamente impossível alguém não ter ouvido uma frase dessas, ou algo semelhante. Em geral, as pessoas(posso me dizer excluido desse grupo, pois realmente não penso em "os outros") têm(com acento pois é plural, é AS pessoas), diria eu, um medo ou receio de, o que elas chamam fazer fiasco. Acho isso uma coisa normal. E não critico as pessoas por isso. Critico aqueles que criticam quem faz o que tem vontade de fazer. Porque alguém não pode sair de pijama pelo centro da cidade? Se alguém faz isso, é tachado de tosco, ridículo, ou termos piores, que não me vem a cabeça.

(escutando Inbetween Days (acústica) do The Cure)
(sim, estou escutando música, e até já me perdi - hehehe)

Fico pensando naqueles que têm problemas com isso. Síndrome de alguma coisa. Esses devem sofrer bastante. Pois mesmo estando corretos em todos os padrões dos frescos(fique subentendido aqui) eles acham que não estão bem. Assim ficam em casa(outro parênteses para dizer que eu não saio muito pois não gosto de festas, não por isso) e até sofrem com isso.

São vários os exemplos de pessoas que deixam de fazer o que têm vontade porque acham que vão fazer fiasco. Digo isso por experiência. Eu era um desses que deixava de fazer algo pois pensava que estava fazendo fiasco. O que "os outros" vão pensar de mim.

Tudo bobagem. "Os outros" são uns babacas(baaaaaaaaah, fazia tempo que eu não dizia isso), eles percebem quando alguém está com certo receio do que está fazendo, e vão lá. Criticam, tentam, de TODAS as maneiras derrubar a pessoa. Alguns acabam caindo, mas "os outros" um dia pagam, pois, quando menos esperam, encontram um maluco que os derruba. Não, os malucos não atacam, só se defendem dos ataques desse babacas, fazendo com que os ataques voltem(tentem relacionar isso a palavras e ações, esqueçam que a minha descrição está parecendo filme de luta) e derrubem "os outros".

R.G.B. era um maluco. Bom, ainda é, pois não morreu. Ele achou, que a televisão poderia fazer os telespectadores rirem e ao mesmo tempo ensinar algo a eles, mesmo que de maneira indireta. Foi um cara muito inteligente, que prezava pelas crianças e pelo futuro delas. Caras como ele e tantos outros, que não citarei nomes(agora), tentaram e conseguiram criar uma geração, de malucos, que sabem o que realmente importa na vida. São poucos aqueles que pegaram o real espírito de Chaves. Não é a briga entre vizinhos, ou rir dos mais burros. É o que eu disse, aquela do "seja você mesmo". O Chaves se importava em ser pobre? O Quico se importava em ser buchechudo? O Seu Madruga se importava em ser feio?

Não, eles até ironizavam tudo isso. Eram felizes. Pode até ser que era apenas um seriado. Era tudo ficção. Mas eu acredito, que se todos prestassem atenção em um episódio de Chaves(nos primeiros de preferência), as coisas poderiam ser diferentes.

Repito, Chaves foi criado há mais de 30 anos. E ainda me faz rir, mesmo que eu já tenha visto milhares de vezes. E hoje, o que temos? O que os programas que se dizem humorísticos passam para os mais jovens? Sacaneie o outro, tire com a cara do outro mesmo sem motivo. E sempre apelam para mulheres peitudas e homens sem camisa, para tentar ganhar audiência. Se esquecem que a televisão precisa ter responsabilidade social. Sim, além de entreter(e olha que nem isso faz) precisa passar algo importante.

A única coisa que vejo regularmente na tv, é o futebol, porque apenas esse não precisa passar outra lição além do "pratique esportes".

Não são todos os que vêem essas coisas que eu analisei. Nem importa. Eu vejo. Analiso diferentemente. Não me importo em ser chamado de babaca por ter criticado as emissoras que não passam um pingo de educação(a TV ESCOLA é a exceção) para as crianças. Esqueçam a televisão, e se for para praticar um esporte ou ler um livro, esqueçam esse blog. Se for para olhar algum programa humorístico atual, continuem no blog, pois acho que eu pelo menos em alguns momentos, acabo ensinando algo(mas muito pouco).

Bom final de semana!

2 comentários:

Anônimo disse...

isso ai
chaves eh com certeza o melhor programa DO MUNDO
sem duvida
palmas para roberto gomes bolanos(chaves), carlos vilagra(quico),ramon valdez(seu madruga),maria antonieta de las nieves(chiquinha),rubem aguiere(mestre...professor girafales),e os outros eu sei o nome, mas me fugiu da cabeça
e pena q nao da mais chaves
senao eu ia olhar
ia olhar mesmo
mesmo depois de 30 anos
chaves faz um enorme sucesso
eu amo esse seriado

Anônimo disse...

Eu ia assistir teve depois de sair do blog mas
vou ficar por aqui mesmo depois daquela tua frase
realmente
a tv é uma grande bosta
e o futebol só tem paulista e carioca babaca