quinta-feira, 5 de julho de 2007

Metáfora?

Seu Madruga: Metáfora, metáfora... bem... você não sabe o que é uma metáfora?
Kiko: É a esposa do semáforo?

Quem responde sou eu, e infelizmente uma metáfora não é a esposa do semáforo. É muito mais complicado do que aparenta ser. Em uma frase depressiva, se eu digo "encontrei o inferno, ao descobrir o céu", eu estou usando sim, uma metáfora. Até porque, o inferno está relacionado opostamente ao céu. E isso não é tão difícil.

O uso de metáforas varia de pessoa para pessoa. Umas pensam e usam, outras usam sem perceber, e outras não ligam se estão falando metaforicamente ou não. Outra metáfora legal que eu disse esses dias, e que foi criada por mim, é o "abre espaço pra chutar em gol", e nesse caso não falei em futebol. Estava conversando sobre relacionamentos com alguém, e esse alguém não entendeu a minha linguagem. Tentei usar outra, "você tem que limpar o terreno para depois plantar a laranjeira e colher os frutos", essa foi melhor ainda, mas a pessoa continuou não entendendo. Então tive que falar o real sentido(cada um que pense um pouco e descubra, pois não vou dizer).

As metáforas servem para demonstrar amenamente situações ruins. Uma outra que saiu da minha cabeça, ela demonstra isso. "Fui saltar de pára-quedas e esqueci o pára-quedas". Essa é outra daquelas que só eu entendo, mas isso é tão normal.

As metáforas servem também para enriquecer um diálogo. Você usa uma querendo expressar algum sentimento ou termo difícil de ser dito. Mas eu confesso o quanto é estranho ficar sem entender uma metáfora. Às vezes isso acontece porque as pessoas usam metáforas horríveis, como "cuzco em procissão", cuzco= cachorro(pode ser cusco) e no caso isso significa que a pessoa está como um cachorro em uma procissão, ou seja, perdido. São poucos os que entendem essa expressão. Mas eu não acho horrível esta, só citei pois algumas vezes uso-a.

O texto está incompleto, mas alguns problemas não me deixaram escrever um texto realmente bacana. Se quiser um, procure no histórico ou, leia os textos abaixo que deve ter alguns legais!

Um comentário:

Anônimo disse...

viniiiiiii
mais incognificado ainda?
meu deusssssssssssssssss
q q se sucedeeeeeeee??
bjooooooo
amoooooo