quarta-feira, 11 de julho de 2007

O que é definitivo?

Usando como início novamente a frase do "infinitivo como tudo que é simples"(vá um pouco para baixo e achará esse texto), eu acabei pensando um pouco( tá começando a virar rotina) no que seria definitivo.

O que é definitivo então?

É difícil explicar sem pensar um pouco. Definitivo é aquilo que se faz e não se pode voltar atrás? Pode ser. Definitivo então, é aquilo que marca para sempre? Dessa vez discordo, pois sou adepto do "o para sempre não existe, tudo um dia acaba". E esse o para sempre não existe gera discussões(mas nos comentários).

Definitivo então seria aquilo que fazemos por último? Também discordo porque, não gosto daquela frase "a última impressão é a que fica", mas tampoco de "a primeira impressão é a que fica". As impressões que tiramos, sejam elas as primeiras ou últimas, podem mudar.

O que é definitivo?

EU acho que definitivo é um gesto, seja de amor ou de ódio, porque o que demonstramos pode marcar muito a vida de alguém. Definitivo pode ser um sorriso de felicidade, ou uma lágrima de tristeza. Definitivo pode ser um elogio, ou uma ofensa.

Mas tudo isso pode ter o seu efeito alterado. Pode ser que os gestos vieram no momento da "empolgação". Podemos retirar um elogio e esquecer uma ofensa(depende da ofensa não é tão fácil assim). Podemos simplesmente substituir a imagem de alguém especial sorrindo, mesmo que não seja fácil, pela imagem de outra pessoa, a do "momento".

As pessoas e suas atitudes são muito momentâneas. Por isso é tão difícil definir o que é definitivo. Talvez eu tenha que aceitar agora a minha primeira indagação, mesmo que ela não tenha sido muito inteligente. Definitivo, aceito agora, é aquilo que foi feito, e que não se pode concertar. Uma palavra depois de dita, não pode ser retirada, porque por mais que a pessoa ofendida diga que está tudo bem, todos sabemos o quanto é difícil esquecer palavras que nos fazem tristes ou deixam-nos decepcionados. Até pode parecer engraçado, mas uma pedra depois de atirada, não pode fazer-se voltar, como se não tivéssemos jogado-a. Mas talvez a única coisa definitiva nessas nossas vidas, seja a morte. Aquela que tanto nos atormenta. Mas temos que tirar com a cara da morte, porque ela é tão convencida, e tão certa da vitória, que nos deu uma vida de vantagem.

Definitivo pode ser qualquer coisa. Até um buraco feito por uma pá pode ser definitivo, desde que você queira. Definitivo é algo tão simples mas ao mesmo tempo tão complexo, que não vale a pena pensar em algo para exemplificar o definitivo.

Bom resto de semana a todos!

Um comentário:

Vini Manfio disse...

campanha:
um comentário por post

fico pensando novamente o que seria definitivo...
e como não chego a conclusão nenhuma
vou para outro post que precisa de comentário