segunda-feira, 2 de julho de 2007

Quase inexplicável

A amizade é um tema tão diversificado, que vai ser difícil escrever. E mais, a amizade não é uma coisa fácil de se definir.

A amizade não é apenas conhecimento, seja de gostos ou atitudes. Não é só saber se o seu amigo gosta de chocolate e odeia quando o chamam por algum apelido. A amizade é o conhecimento, principalmente de estado. Amigos sabem sim, quando o outro não está bem, mesmo que este não tenha dito nada. Amigos sabem o motivo da tua felicidade e da tua tristeza, mesmo que não tenha contado a eles.

Amigos são muito mais do que conhecedores. Amigos são companheiros. Não só aqueles que marcam com você em tal lugar, para ir a tal festa. Amigos são aqueles que deixam uma paquera de lado para lhe fazer companhia quando você quer ir embora.

E os amigos fazem coisas como essa, sem que você peça. Isso os faz diferentes. Amigos nunca pedem, amigos, mesmo sem ter, acabam doando, nem que seja um minuto do seu tempo.

Amigos são aqueles que podem te dizer "isso aí" ou "não faz isso", não pensando no seu interesse, mas pensando teu interesse.

Amigos nunca cobram nada, nem esperam algo em troca. É uma relação de doação muito legal.

Disse um poeta, se não me engano Carlos Dummond de Andrade, que a amizade é mais do que o amor. Não lembro o mais o que, mas não é mentira isso.

Amores, paixões, podem acabar. Amizades, quando verdadeiras, não. Mesmo quando você discute com o seu amigo, e diz que a amizade acabou, se ela era sincera e verdadeira, vocês se entendem.

Quanto a isso, eu devo dizer que amigos são aqueles que pedem desculpas ao outro, mesmo tendo a razão. Eles fazem isso porque são bobos? Não, porque são amigos.

A amizade quando sincera, leva duas pessoas a uma felicidade legal. Porque você pode passar um minuto conversando ou apenas caminhar lado a lado com o teu amigo, e ser feliz. Essa é uma das coisas mais simples que possam existir. Sim, a amizade é algo simples.

É simples e singelo também. A amizade ela nos faz esquecer os problemas e as decepções. Um amigo ou amiga verdadeiro(a) é fundamental em momentos difíceis. Como eu disse, você pode não ter falado nada para ele, mas ele sabe como tu estás. Isso faz com que a amizade seja um sentimento inexplicável. (e não me venham com a bobagem do 6° sentido - hahaha)

Não são todos os que sabem que para ter um amigo, é preciso ser um amigo. Pode parecer muito tosca essa frase mas, eu acho que seja verdade. Você não pode cobrar nada do seu amigo. Não pode exigir nada dele. Isso é uma atitude das mais possessivas. E esse sentimento de posse, acaba com uma amizade. Querer que o outro esteja sempre contigo, normal, eu também queria que os meus amigos estivessem sempre comigo, mas entender que nem sempre isso é possível, é fundamental. Sair reclamando com o outro, que ele não tem tempo para você, é atitude de criança.

A amizade é feita de compreensão. Se ele não pode porque tem algo importante para fazer, paciência, e que ele consiga fazê-lo. E se eu deixo de estudar para uma prova para conversar com ele, de maneira alguma eu posso exigir isso dele. Amigos não exigem. Amigos se doam, sem esperar algo em troca.

Penso nos meus amigos agora. Bando de malucos. Gente simples, gente legal, alegre, sincera. Amigos e amigas, malucos e malucas. Porque a amizade, quando verdadeira, não é normal. Nada que seja verdadeiro é normal. Amizade é coisa de maluco. Até porque, em uma amizade verdadeira, a sinceridade conta muito. A sinceridade faz com que essa amizade dure ou não.

Mentindo eu nunca serei amigo.

A amizade também amadurece. E somente nesse momento é que conseguimos entender o que eu disse antes. Só assim, podemos sentir o que o outro sente, saber o que aconteceu com ele. A amizade, para amadurecer, depende muito de confiança. Se eu não confio em ninguém, como posso querer que alguém confie em mim? Isso é ridículo. Pensar que os outros devem fazer, mas eu não, é muito ridículo.

A amizade não precisa de provas ou testes para ser confirmada. A amizade é confirmada em pequenos gestos, muitas vezes não ditos. A amizade é dizer conte comigo, e provar que isso é verdade. A amizade é muito mais do que sair com uma turma de pessoas todo o fim de semana. É confiar e receber confiança dessas pessoas. É entender as brincadeiras e rir junto, mesmo que não tenham graça. Amizade é gritar de madrugada juntos, é cantar uma música ridícula, ou caminhar no meio da rua, de uma maneira estranha. É andar sem camisa em uma noite fria ou simplesmente, dizer um BOA NOITE na despedida. Amizade é falar coisas sem cabimento e ser entendido, é inventar uma palavra nova, que só os dois sabem, é ler um recado escrito no caderno e se alegrar, pois foi a sua amiga que fez. Amizade é buscar a sua felicidade, juntamente com o outro. Amizade, é muito mais do que eu escrevi. Amizade, é muito melhor do que o que eu escrevi. Amizade, é para sempre, mesmo que esse para sempre, não exista.

(não foi muito bom mas, tentei. Abraço pra Ana Paula, que fez o 50°CLJ comigo, que me sugeriu esse assunto, obrigado!)

Um comentário:

Vini Manfio disse...

campanha
um comentário por post


amizade não se descreve
se vive...
(isso pode ser título de post)