quarta-feira, 23 de julho de 2008

Também relacionado ao parágrafo abaixo...

Sempre que me foi pedido uma opinião, disse que não gostava de poesia. E não gosto. Mas aprendi a respeitar poetas. Os antigos, que eram poetas mesmo, que escreviam algo com algum sentido. Gente como Mário Quintana, que colocou em suas poesias uma genialidade que muitos dos grandes escritores atuais, sejam poetas ou não, invejam.

Então, os antigos, os verdadeiros poetas, eu respeito, mesmo não gostando de ler e não sabendo interpretar suas poesias. Só que atualmente, não existem poetas poetas. Virou tudo uma banalização do amor, da amizade, da solidão e do sofrimento. Esses "poetas contemporâneos" escrevem pensando e não sentindo. E entendo como poesia a expressão de sentimentos. Mas não há.

Existem aqueles que escrevem poesia sem banalizar, como percebemos lendo. Mas a maioria, não todos, apenas faz poesia para ganhar o status de poeta, de intelectual, que a sociedade acaba dando àqueles que escrevem 3 palavras em uma linha e rimam com a última linha da estrofe, ou com a 3ª, enfim, linha também com não mais do que 5 palavras.

Então, por criticar isso, e também por não gostar de poesia, jamais escreveria uma poesia aqui. Talvez algum dia isso mude, mas me sentiria muito estranho escrevendo uma poesia, ainda mais no lugar onde tanto critiquei poesia. Insisto, respeito poetas e poesia, mas estou no direito de dizer que não gosto e que atualmente não há uma poesia boa mesmo, só uma complexa e patética banalização de coisas.

Não quero, e agora também, não posso ser poeta. Melhor assim. Porque prefiro encher uma linha com bobagens, originais e sinceras, do que apenas colocar palavras bonitas sem fundamento, e principalmente, sem sinceridade alguma.

E é isso!

4 comentários:

Liih Maciiel disse...

Amo ler poesias, mas como você mesmo disse, só as antigas. As de hoje em dia são exatamente tudo o que vc escreveu. É somente uma pessoa que junto algumas palavras bonitas e que rimam, botam umas três linhas com o final rimando e pronto, acham que fizeram uma grande poesiia.. Não é como antigamente, que as pessoas faziam poesia do que realmente estavam sentindo...
Tento fazer minhas poesias, mas só quando tenho a verdadeira inspiração, se não me engano, devo ter postado uma alguma vez já..

Beijos..

Princesiiinha disse...

Gosto de ler poesias dos livros de literatura \õ/
hahaha²
pow concordo com vc, se eh pra escrever tem que ser verdadeiro e com sentimentos!

parabens pelo blog! ;*

A n i n h a a disse...

Poesia é uma coisa meio complicada pra mim. Carlos Drummond e Mário Quintada eram gênios, e eu me perco lendo as coisas que eles escreviam.

Mas não gosto de poesia contemporânea, dessas que eu vejo por aí, é como se fosse um sentimento pensado, não sei explicar, sei que me soa forçado e eu acabo nem lendo uma estrofe inteira.
Também não gosto de escrever poesias, tem regras demais, e eu quando resolvo escrever, solto a minha alma e não penso em rimas ou ritmos...

:*

Miguel Scapin disse...

eu acho que minhas poesias são true
tem algumas no blog
outras nos meus cadernos
uma no perfil do miguel bon scott
mas são boas
eu me considero um gênio na prosa e na poesia
credo
[ironic mode on]