sexta-feira, 25 de julho de 2008

Da série: Não é bem assim...(4) - agora não tem relação com orkut

É estranho como um comentário feito por uma patricinha pode ter originado um texto aqui nesse blog. Sim, mas originou. Esse texto. Bom, originou uns outros dois ou três, antigos, mas aqueles eram respostas, onde eu demonstrava extrema irritação com elas. Mas não vou criticá-las. Mas esse texto, talvez não tenha tanta relação com o comentário, mas uma frase contida nele me criou uma idéia.

Essa pessoa, que como a grande maioria das patricinhas que comentam aqui, não deixou e-mail nem nada para que eu respondesse. E também, não perderia meu tempo respondendo-a, apenas corrigiria, para incomodar mesmo, os grotescos e pitorescos erros de português, como o famoso "nois", agravado ainda mais pela falta do acento.

Então, ela escreveu algo como "ninguém inveja o feio e odeia o fraco", o que é profundo, se levarmos em conta que saiu da cabeça de uma patricinha. Brincadeiras à parte, porque não quero criar mais nenhum conflito(os textos contidos no blog já são o suficiente para ser xingado pelo "imenso" universo das patricinhas, e dos plaiboizinhos também), digo que essa frase pode estar correta, se levarmos em conta que somos brasileiros, que no nosso país não há educação de qualidade e que o nosso presidente é mais burro que qualquer criança de 2ª série(e com 9 dedos!!!). Porém, como eu não tenho a mente rasa, e acredito que quem lê o blog, tirando essas exceções, também não tenham, essa do ninguém inveja o feio é errada.

As pessoas invejam aquilo que não possuem. E se formos levar em consideração os números MENTAIS aparentes de quantas pessoas invejosas conhecemos, a maioria, ou talvez quase a maioria, possui certa beleza, ou seja, não é feia(esse feia relacionado com maioria, por isso no feminino). Está aí o erro. Até porque, o rico pode invejar alguém tão rico quanto, só porque aquele comprou o único modelo do carro mais potente do mundo que tenha vindo para o país. Elementar isso. Simples como plantar um feijão em um algodão. Esse invejar também está errado porque se o feio for rico, ele será invejado sim(e algumas mentes maliciosas diriam que esse dinheiro tornaria-o belo, mas eu não vou entrar em detalhes sobre isso).

Na segunda parte da frase, que vem após o "e", há o interessantíssimo "odeia o fraco". Se o fraco for um assassino, será odiado. Se o fraco for o cara que pisou no teu pé dentro do elevador, será odiado. Mais uma vez uma frase desmentida aqui. Elementar isso(2). E pensando um pouco mais, esse fraco depende muito da pessoa, e não falo de aspecto físico. Uma pessoa inteligente pode ser fraca se não souber usar a sua inteligência. Uma pessoa forte fisicamente pode ser fraca se não souber usar essa força para algo. Uma pessoa forte psicológicamente pode ser fraca ao se deparar com uma situação até então desconhecida. Ou seja, o fraco depende. E ele pode ser odiado sim. Porque o fraco foge, e quem fica vai odiá-lo. Se é que alguém entendeu.

Concluindo, ou não, foram explicações bem simples, que qualquer um poderia ter feito, mas como o comentário foi no meu blog, sobrou para eu fazer(porque mim não faz nada... hehehe). Não que o mundo fosse acabar se alguém não escrevesse isso, pelo contrário, o mundo poderia ter ficado sem esse texto, assim como eu poderia ter ficado sem o comentário no post "As patricinhas e uma tremenda falta de inspiração". Leiam e verão a quantidade de erros de português contidos nos comentários das... bom, dessas pessoas...

Tão tá!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caalmaa..

Que patricinha é essa, meeu?

Beeijos mil!

Mê Amaral disse...

hausdiuhas (:

ja falei que gosto muiito do seu blog né!?
sei laa..
você fala o que sentee.. não fica dando voltass e voltaas

beeeeijo