quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O título deveria ser algo como "tão perto e tão longe", mas achei comum demais, então escrevi essa baita frase sem fundamento

Lembro-me das minhas primeiras conversas pela internet. Naquele antigo e atualmente ultrapassadíssimo ICQ. Lembro-me que tudo era possível de ser perguntado. Lembro-me do msn, mais recente e mais usado(acho o google talk melhor por ser mais simples) e do pedir fotos da outra pessoa, principalmente se ela fosse do sexo oposto. Nos meus tempos de normal essas cantadas via internet eram usadas. Atualmente, mais tímido do que antigamente, não faço isso. Até porque não sou moderno. E essas coisas são de gente moderna.

O fato é que começou a onda do orkut, da qual eu acabei participando, que nos traz o lado bom, que é onde tu conversa com pessoas que moram longe de ti. A qualquer momento tu podes deixar-lhe um recado e ela lerá assim que entrar no seu orkut. Mas o orkut tira um pouco do assunto. Tu perguntas que dia a pessoa nasceu, e essa lhe manda olhar o orkut. Aliás, são poucos os que ainda perguntam e que não olham no orkut a data de nascimento das pessoas(eu não olho, apenas sou lembrado dos aniversários). Essa lembrança de aniversário é boa, pois nem sempre tu lembras dos aniversários dos teus amigos ou de algum conhecido.

Só que o orkut tira assunto. Não se pergunta mais certas coisas porque foi visto que tal pessoa está em tal comunidade, o que mostra que ela gosta disso e não daquilo. O mundo ficou mais frio com esse tipo de coisa. Com comunicadores instantâneos e comunidades online. Claro que tu podes conversar com alguém que mora longe de ti, e pode conversar muito, acabar conhecendo bem essa pessoa, mas não é tão legal quanto esbarrar em alguém na rua e puxar um assunto sem fundamento algum. As pessoas estão cada vez mais perto mentalmente e cada vez mais longe, fisicamente.

Não sou um gênio ao constatar isso, não sou o primeiro a escrever sobre isso, só que, sei lá... muito estranho isso. O fato é que com meus amigos, acabo falando muito pouco por msn. As pessoas com quem mais converso moram longe. Não tão longe, mas em outras cidades.

Era legal ligar para uma pessoa desejando-lhe feliz aniversário. Era legal mesmo, assim como receber um telefonema. Isso com pessoas que não moram perto de ti. Tudo ficou tão distante, cada vez mais se manda recados, se discute em comunidades, se conversa pelo msn, o que faz com que cada vez menos o ser humano seja humano. A humanidade está nessa relação próxima e própria, nessa inter-relação entre os humanos, isso que os difere dos outros animais. Esse afastamento nos distancia ainda mais dos animais não racionais, mas será que isso é realmente bom?

Sinceramente, acho que não.

2 comentários:

GrazieWecker disse...

é... eu concordo. se por um lado a internet aproxima as pessoas, mentalmente, como tu mesmo falou, ela as distancia fisicamente.
realmente, isso não é bom.. mas enfim, né. o mundo nos faz depender cada vez mais da internet..

Unknown disse...

eu discordo
acho que isso só acontece com quem leva a internet principamente o orkut a sério.
Se vc acha que ta se prejudicando pela internet não adianta fica lamentando no blog alias deleta esse blog o teu orkut desinstala o teu msn e liga pros teus amigos convidando-os pra i toma uma coca.


ta não to falando tão sério asim to só brincando, mas que só vicia em internet que quer, eu me indguino com certas pessoas que preferem fica namorando pelo msn numa noite de sabado em vez de i numa festa da uns beijos de verdade em pessoas de verdade