segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Da discussão nasce... alguma coisa

Não sei bem ao certo como é, mas muitos dizem aquela frase "futebol, política e religião não se discute". Acho que são esses 3 itens mesmo. E tento imaginar agora, pessoas discutindo esses assuntos.

Primeiro o futebol. Um gremista e um colorado discutindo é a coisa mais racional que podemos imaginar. Desde que não saiam no soco, todos os argumentos são aceitáveis, mas na minha opinião, chamar de gay ou de macaco é coisa de torcedor idiota. Claro que no momento de empolgação não dá pra controlar, mas quem chama de gay ou de macaco em momento de lucidez total é totalmente idiota. São muitos argumentos. Não só entre as duas maiores torcidas do mundo, mas também entre os que não tem times tão grandes para torcer. Se foi pênalti ou não, se o jogador é mercenário, se a seleção da terra de ninguém tem que usar o quarteto mágico ou não. Enfim, futebol é legal de se discutir.

Segundo a política. Bom, antigamente, e em alguns locais dos tempos atuais, trocam-se tiros na disputa por prefeitura de cidades e tal... mas é burrice. Até porque, não brigam por eles, brigam por um amontoado de outros sem serventia que formam e sustentam uma bobagem cuja sigla sempre começa com o P. É perda de tempo repito eu. Pessoas que perdem tempo com a política não tem muito o que fazer mesmo. Mas a política não é mais tão discutida pois todos têm a mesma opinião: ladrões corruptos. Não preciso citar função e nem que moram em Brasília né... o fato é que todo mundo reclama mas na hora de votar e eleger alguém com 10 dedos nas mãos e um cérebro, na cabeça, em plenas condições, elegem um com 9 dedos nas mãos e com um cérebro que deve ter se atrofiado pela falta de uso. E depois reclamam que o presidente é um cachaceiro analfabeto. Mas vocês votaram nele em troca de um salário mínimo e um pouco de comida de graça todo mês. Enfim, não há muitos motivos atualmente para discutir política.

Religião. Antigamente discutia-se se tu eras judeu e eu católico, ou muçulmano, ou budista. Hoje se discute a existência ou não de DEUS. Não vou comentar muito pois já escrevi várias vezes que esses que afirmam que ELE não existe se baseiam em livros de idiotas que enganam o povo. Sabem que as pessoas, em sua maioria, tem uma mente muito vulnerável à aparências e assim ficam milionários. Enfim, torna-se tola essa discussão porque os que têm fé não deixarão de ter e os que não tem, sabemos, terão no momento em que surja alguma dificuldade.

Só que nesses 3 pontos, eu ignorei os fanáticos. Sim, aqueles idiotas que sofrem quando o time deles tem um pênalti contra num amistoso contra o 17 de maio da linha 21 de abril aqui de Frederico. Sim, eles gritam, berram, enchem o saco, não sabem nem o que falam direito, mas falam, e como falam besteira. Fanáticos idiotas. Existem claro, os fanáticos por política, que usam defendem o seu canditado, se eleito, com unhas, dentes e claro, com os 10 dedos das mãos ou critícam o canditado eleito, se não for o deles, com todos os argumentos visíveis e também inventam outros argumentos. Os fanáticos religiosos... bom, os homens-bomba são um exemplo. São mais quietos, mais calmos porém, são mais perigosos. Eles se matam achando que chegarão ao céu como heróis. Mas é tudo por causa de uns tarecos que os influenciam. Pobres coitados...

Enfim, toda forma de fanatismo é irritante. E sem os fanáticos todas as discussões se tornam possíveis e na medida dos argumentos, sem apelação, boas para o crescimento das pessoas. Trocar opiniões incrementa a tua opinião e a de quem discute contigo. Só não vão sair na rua discutindo com o primeiro que aparece, porque pode acabar em confusão. De preferência, é bom discutir com quem já é sabido que sabe discutir, ou melhor, debater um assunto.

Tão tá!

Um comentário:

Anônimo disse...

pq a luz do dia sabe chegar na hr certa?

n fico parecido comigo? é q eu to tentando arruma ele ainda, agora mandei meu pc arruma, dai volta as cores, dai vo ajeita o blog..

bjokas vinii