segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Influenciáveis, ou quase

E depois uma conversa no msn pode sair muita coisa. Não, não tem alguma parte do texto, antes do “E...”, comecei pelo mesmo, para diferenciar...

Não importa com quem, apesar de saber que esse alguém comentará no blog(porque é uma das poucas, mas legais, moscas do blog), mas o fato é que depois de conversar com outras mentes realmente malucas é que podemos perceber o quanto é legal ser diferente dos malditos, porém muito comuns, normais.

O fato é que, li em vários lugares, coisas escritas por pessoas, que se julgam independentes, que falam de pessoas que são manipuladas por alguma coisa. E tenho a certeza de que muito disso é verdade. Há algum tempo percebo pessoas que não sabem o quanto seus cérebros são pequenos e fáceis de se manipular.

Há a tão famosa mídia, que deve ser, e acho que seja, a principal manipuladora existente. Até porque, todos vêem tv, assistem novelas, jornais, enfim, acabam tendo opiniões baseadas exclusivamente no que assistem. Digo todos porque a minoria que não faz isso é excluída uma hora ou outra pela grande e infinitamente maior, maioria.

Não adianta dizer que a globo é manipuladora ou que as novelas são uma merda se tu as assiste. Não adianta nada dizer que tal programa é ruim se tu assistes todo o dia. Não adianta dizer que a situação social do brasil é uma merda se tu não conheces bem a realidade. Ir na opinião dos outros é uma grande mostra de mente fácil de ser manipulada.

Ir contra tudo e contra todos não dá, a menos que tenhas como se sustentar sem a ajuda de alguém. Só que cair no tão chamado sistema e se deixar manipular também não dá. Ter a sua opinião baseada apenas na de outros, não dá. Não dá.

Xinguem esse que lhes escreve, porque xingo o que acontece. Mas repito e insisto, não dá. A grande maioria das pessoas se deixa influenciar pelo que vêem. Deixam-se influenciar pelo que ouvem, pelo que lêem. Não dá.

Ninguém têm uma opinião exclusivamente própria, mas o que não dá é ter a opinião exclusivamente de alguém.

Quem tu és?

Um normal, um maluco ou nada disso? Serás que és apenas mais um no mundo, mais um que fala por falar, que vê apenas por ver e que vive apenas por ter nascido?

Não dá pra querer um mundo melhor se não consegues ser alguém melhor, alguém que não tem suas idéias, costumes ou jeito de vestir influenciados por outro algo ou alguém.


Tão tá!

9 comentários:

GrazieWecker disse...

tu já sabia que eu iria aparecer por aqui...
Ah, com certeza a mídia é a maior manipuladora da mente humana... provavelmente deve ser por isso que estão criando aquela tv pública, que eu não sei o nome, mas com certeza será um grande meio do lula tentar manipular o pessoal. embora, para isso, ele deveria se filiar à globo, ao sbt, ou ainda à record..
esse negócio todo é muito triste, mas se tu fores olhar por um lado, é essa gente que movimenta a economia mundial... assiste no cinema filmes ruins, compra cd's e dvd's ruins, roupas feias e caras...
e ainda... a gente só pode se considerar maluco porque existem os normais..

Unknown disse...

dicordo da grazi
a tv estatal é uma boa, as multinacionais nos manipulam atravéz das TVs privadas, pelo menos numa estatal seremos manipuladas pelo nosso próprio governo, e que se foda o capiltalismo Anarquia é a solução.

Unknown disse...

Quanto a manipulaçao é impossivel não ser manipulado, mas podemos nos educar para escolhermos quando e pelo que seremos manipulados

GrazieWecker disse...

sim, diogo... tu estás certo.
acontece que por aqui nem pega ainda este novo canal que eles criaram.
e mesmo se pegasse, eu só assisto TVE (que, por sinal, não é privada)...
e é possível sim não ser manipulado. é claro que nós mesmo acabamos cedendo em vários pontos, por motivo de gostos mesmo, mas não por algo que foi imposto por outros.
e eu concordo plenamente sobre a Anarquia... cada um por si e Deus por todos.

Prof. Diogo disse...

só de tentar não ser manipulado você ja esta sendo manipulado.

GrazieWecker disse...

não é tentar não ser manipulado. é não ser manipulado.
não é se preocupar se a tv vai te influenciar ou não; é saber se concorda com o que eles mostram ou não, é ter uma opinião que vem de dentro...

Unknown disse...

Sim eu entendi o que tu quiz dizer, mas a questão é que a manipulação existe e está presente em nossas vidas assim como o ar que respiamos, se hoje você tem uma visão crítica da sociedade é porque você foi manipulada por ideologias que te fizeram perceber coisas que as outras pessoas não percebem, nesse caso podemos dizer que a manipulação que atuou em você foi possitiva pois te deu uma visão mais ampla do sistema.

GrazieWecker disse...

hmm... agora sim.
é que antes eu estava entendendo que de qualquer maneira tu seria influenciado pela tv.. hehehe
parafusos mais soltos nas férias...

Unknown disse...

Sem problemas, na verdade eu só to exercitando o que aprendi nas aulas de filosofia com o Prof Wilsom(infelismente demitido injustamente da URI)