quarta-feira, 3 de outubro de 2007

De onde virá o grito? - Luciano Pires

Num texto anterior introduzi o conceito de "Ressentimentos Passivos ".
No Rio Grande do Sul, palestrando num evento do Sindirádio, uma surpresa.
Abriram com o Hino Nacional. Todos em pé, cantando. Em seguida, o apresentador anunciou o Hino do Estado do Rio Grande do Sul. Fiquei curioso.

Como seria o hino?


Começa a tocar e, para minha surpresa, todo mundo cantando a letra! "Como a aurora precursora / farol da divindade, / foi o vinte de setembro / o precursor da liberdade".
Em seguida um casal, sentado do meu lado, prepara um chimarrão. Com garrafa de água quente e tudo. E oferece aos que estão em volta. Durante o evento, a cuia passa de mão em mão, até para mim eles oferecem. E eu fico pasmo.

Todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem. Aquilo
cria um espírito de comunidade ao qual eu, paulista, não estou acostumado.
Desde que saí de Bauru, nos anos setenta, não sei mais o que é "comunidade". Fiquei imaginando quem é que sabe cantar o hino de São Paulo.

Aliás, você sabia que São Paulo tem hino?
Pois é... Foi então que me deu um estalo. Sabe como é que os "ressentimentos passivos" se transformarão em participação ativa? De onde virá o grito de "basta" contra os escândalos, a corrupção e o deboche que tomaram conta do Brasil? De São Paulo é que não será.

Esse grito exige consciência coletiva, algo que há muito não existe em São Paulo.Os paulistas perderam a capacidade de mobilização. Não têm mais interesse por sair às ruas contra a corrupção. São Paulo é um grande campo de refugiados, sem personalidade, sem cultura própria, sem "liga". Cada um por si e o todo que se dane. E isso é até compreensível numa cidade com 12 milhões de habitantes.

Penso que o grito - se vier - só poderá partir das comunidades que ainda têm essa "liga". A mesma que eu vi em Porto Alegre. Algo me diz que mais uma vez os gaúchos é que levantarão a bandeira. Que buscarão em suas raízes a indignação que não se encontra mais em São Paulo.

Q
ue venham, pois. Com orgulho me juntarei a eles.
De minha parte, eu acrescentaria, ainda: "...Sirvam nossas façanhas, de
modelo à toda terra..."

Luciano Pires(como informou uma leitora)

*agradecimento ao mestre dos magos Diogo que foi quem me enviou esse texto.

16 comentários:

Cris Martins disse...

Como assim todo mundo colocando a boca na mesma bomba... putz me deu uma tamanha vontade de mandar o Jabor praquele lugar agora...
Tradicionalismo rules!!!

Prof. Diogo disse...

há controvercias em relação á altoria deste texto, mas de certa forma não é todo dia que vemos um paulista assumir que uma revolução no brazil só pode vir do sul

Unknown disse...

Cristiane, vc não deve saber o q é tradicionalismo, por isso chama de rules!! E enqto nós fizemos alguma coisa pelo Brasil q vc tbém mora, vc faz o q?

Anônimo disse...

Desculpe, mas acho importante passar as seguintes informações arespeito de Arnaldo Jabor....

Nascimento
12 de dezembro de 1940 – Rio de Janeiro/RJ

Formação
Rio de Janeiro RJ – Colégio Santo Inácio
Rio de Janeiro RJ – Curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

este texto não é de autoria do Arnaldo, mas de algum gaúcho que acha que o Rio Grande do Sul é país....

Unknown disse...

Rafael, o texto é do Arnaldo mesmo e as informações que vc publicou são conhecidas e não interferem na imagem que ele tem do RGS. Deve ser realmente irritante que ninguém escreva sobre o seu estado, nem mesmo alguém que more aí.

Vini Manfio disse...

rafael...
te fecha

te fecha mesmo
e joana
booooooa
gostei

Anônimo disse...

Bom para começar o Jabor nem paulista é. Ele é carioca, e a autoria desse texto não é dele. Então continuem mesmo com o unilateralismo de vocês sustentado por pseudo-autores frajutos.


Felipe
Sorocaba-SP

Vini Manfio disse...

bando de babacas que não têm uma história, um passado, para se orgulhar
aí ficam menosprezando a nossa história
pergunto
algum paulista sabe cantar o hino de são paulo?
duvido que um advogado, um médico ou um estudante saibam.
pro inferno idiotas

Unknown disse...

Felipe!!
Alguém que supõe poder tratar um gaúcho com desdém por se julgar mais rico ou mais importante, cedo ou tarde se arrependerá. O desprezo manifestado costuma ser castigado com uma boa dose de grosseria, e se esta não produz resultado, será desventrado a faca. Uma vez porém que se trate o gaúcho de modo igualitário, ter-se-á nele, em pouco tempo, o mais fiel e dedicado dos amigos.

Unknown disse...

Bairrismo barato. Coisa de caipira tradicionalista...

Se o RS fosse tão bom assim, não estaria creio de gaúcho aqui em Sampa... vão tomar no rabo.. Enfiem o RS lá, fiquem aí e não venham encher o saco aqui...

Vini Manfio disse...

mendigão
apenas mais um paulista
apenas mais um filho da puta
apenas mais um gay
apenas mais um normal a comentar nesse blog
cala a boca e pica a mula daqui

Unknown disse...

mendigão

ao invés de tentar detonar com o
Estado dos outros, use o tempo para
enaltecer o seu. Ou vc não se orgulha
dele??

Anônimo disse...

Amei os comentários da Joana....
Faço das palavras dela as minhas...

Diane disse...

Esse texto é de Luciano Pires. http://www.bomdiabauru.com.br/index.asp?jbd=3&id=261&mat=90184 ;)

Anônimo disse...

O texto é de Luciano Pires.
Convido a todos a conhecer o estado de Rio Grande do Sul, seu povo e sua cultura.
Como também o Estado de Pernambuco, na cidade de Recife que também é citada no texto original. Estive lá recentemente e fui mto bem acolhido pelo povo, que é de grande cultura e receptividade.
E pessoal sem agressividade pois isto não é uma peleia.
Abraço a todos

Ári disse...

Rio Grande do Sul não é país... mas deveria ser...
e não sei pq o nosso "bairrismo" ofende tanto... Qual é o mal de termos orgulho de ser gaúcho? pq isso ofende? acharia lindo que cada pessoa tivesse orgulho de suas origens... goiano, baiano, paulista, acreano... seja lá o que for...
Quem "odeia" os gaúchos nos reportam muita importância. Nos esqueçam então! Não nos visitem! Não façam amizades com gaúchos! problema é de vcs q estarão deixando de aprender e viver o espirito lindo daqui.... Pena! só isso q eu sinto!