sexta-feira, 19 de outubro de 2007

300 e a moral e a história e... leiam

Tenho curso daqui a pouco. Não aguento mais aula. O cansaço é enorme. A cabeça não raciocina em alguns momentos devido ao excesso de informação. Aula, aula e mais aula. E ainda preciso de nota em algumas matérias. Média 80 é uma droga. Mas tudo bem

Bom esse é o post de número 300 do blog. Eu tinha vontade de fazer tipo uma retrospectiva, mas não tenho muito tempo para ficar lendo os meus melhores textos, se é que os meus melhores na minha opinião chegam a ser bons. Em mais de 6 meses de existência(não é de vida porque ele é praticamente um ser inanimado - (???) - ) esse blog teve altos e baixos, ou melhor dizendo, textos bons e ruins. Bem, sendo sincero, talvez eu nunca consegui escrever um texto bom, apenas uns toscos com sentido. Mas se pra mim foram bons é isso o que importa.

É, o blog acompanhou a vida do ser que lhes escreve. Sempre patrocinado moralmente pelos refrigerantes Fruki, sim, moralmente porque eu não recebo um centavo. No começo tinha o adsense, um treco de propaganda pra ganhar dinheiro mas, agora o blog é sem fins lucrativos, por falta de paciência para divulgar para poder ganhar mais dinheiro.

Eu tinha uma idéia legal para escrever. Mas mais uma vez acabei esquecendo-me dela.

Mas algumas coisas não mudaram nesses do primeiro post até esse. A minha indignação com os normais. Bah, é difícil conviver com eles, principalmente quando você tem amigos malucos. É difícil mas é legal.

Um exemplo é uma coisa chamada moral. Não moral de estado psicológico, elevada ou em baixa. Moral de reputação(se é que tem diferença...)(ah, tem diferença sim, quando é o ou a moral, é diferente)(vou procurar um livro de português para saber a diferença). Mais especificamente se você têm moral para falar ou não.

Quem fala sem moral alguma, transforma as suas palavras em simples sementes de bergamota, ou laranja que tem sementes, ou qualquer outra fruta que tenha sementes. Ouvir uma crítica de alguém que não tem moral nenhuma para falar o que está falando é a mesma coisa que você comer a bergamota e cuspir a semente(não é guspir, porque guspir não existe), você nem sente falta dela, ou delas. (todo esse parágrafo porque não sei se é heresia ou eresia). Enfim, criticar alguém sem moral para falar é transformar as suas palavras em heresia(no sentido figurado é: contra-senso, tolice). (ps. procurei no dicionário - eu disse que o dicionário era a maior invenção da humanidade)

Acho que as críticas só devem acontecer se você sabe do que está falando e não faz o mesmo. Criticar apenas para tentar desmoralizar é tolice(dá-lhe influência do dicionário), burrice, coisa de normal. Creio que a moral para fazer uma crítica seja hoje um dos atributos mais importantes na vida das pessoas. É legal você ter a moral para falar alguma coisa. Cito um exemplo meu. Eu não tomo determinado refrigerante produzido por uma multi-nacional monopolizadora, então eu tenho o direito de criticá-la, de criticar os seus efeitos no organismo humano. Eu posso, pois não tomo.

Não sei bem se existe uma moral para falar mal de alguém. Você criticar uma atitude, tudo bem, agora criticar a pessoa, por características dela, é estranho, mas é normal. Você critica alguém só porque viu esse alguém fazendo algo. Você conhece essa pessoa para poder criticá-la.

Aí está o grande ponto principal(???). Criticar alguém pelo que essa pessoa é, sem conhecê-la é uma das coisas mais normais existentes. Se você conhece ela, fique a vontade em criticar(mas sem esquecer de que você deve ter moral para falar dela), mas se você não a conhece, cale a boca.

Esse foi um recado para as patricinhas idiotas de todo o mundo. Conheço o geral delas, as atitudes que todas tomam, por isso as critico aqui. E mesmo que não conheça todas, critico uma e generalizo, sabendo que para toda regra há uma exceção. Mas é difícil achar uma nessa regra.

Peço desculpas pelo 300° ter sido tão enrolado. Estou com pressa mesmo.

Abraços e bom fim de semana aqueles que lerem isso. Comentem. Hehehe

2 comentários:

GrazieWecker disse...

Hmm... sabe o que eu to virando? rata do blog do maluco.. hehe, to sempre aqui leio todos os teus posts (quero dizer, os ultimos, porque todos os 300 eu nunca li). achei muito legal este teu post. realmente tem muita gente que sai por ai criticando sem saber absolutamente nada; é aquele velho ditado: quem fala muito é porque não tem nada na cabeça.
era isso.. aparece lá no meu blog um dia desses de novo.

Maurício disse...

parabéns seu coordenador