domingo, 9 de dezembro de 2007

Uma luta, um sonho

Não adianta querer mudar o mundo se tu não consegues nem mudar a própria vida. Conclui isso após ver pessoas que tentam mudar o mundo mas caem em suas próprias pregações, contradizem-se como se existisse duas verdades para elas. Não adianta querer mudar o mundo se você não sabe amarrar os tênis ou cozinhar um ovo.

Não adianta querer ser diferente, querer ser legal, querer ser inteligente, se tu não te sentes bem assim. Um dia tu percebes que apenas tentou ser o que os outros queriam que fosses e não o que tu gostarias de ser.

Não adianta dizer que tu lutas contra alguma coisa, se na primeira dificuldade tu te escondes, deixando que outras pessoas paguem pelas tuas irresponsabilidades. Não adianta de nada tentar mudar o mundo sem responsabilidade. Não adianta tentar mudar o mundo, porque o mundo, ou melhor, as pessoas desse mundo, estão satisfeitas com ele, mesmo que tudo esteja errado e que esse mundo seja uma merda.

Não adianta tentar mudar o mundo sozinho. Não adianta tentar mudar as outras pessoas. Não adianta tentar mudar uma situação onde tu não tens recursos para conseguir superar e alterar mesmo essa situação.

Percebi tudo isso quando tentei mudar alguma coisa. Não sei, mas depois que percebi que primeiro teria eu que ter convicções e ideais para depois tentar mudar o mundo, me senti melhor. Agora sigo o que digo. Sinceridade, coragem, vontade, simplicidade, humildade.

A luta por um mundo melhor deve começar por nós mesmos. Não adianta querer que os grandes empresários parem poluir o ambiente se você joga tudo quanto é plástico no chão. Se todas as pessoas pensassem que elas não podem mudar o mundo sozinhas, mas que unidas podem conseguir algo, o mundo seria diferente.

Eu desisti de tentar mudar o mundo e mudei o meu mundo. Pouca coisa sobrou de quem eu era. Muita pouca coisa. Família, amigo(um único), vontade de mudar, persistência. Acho que só. Com a oportunidade que recebi pude perceber o que realmente vale a pena.

A vida é feita de decepções, por exemplo, quando tu tentas mudar o mundo e alguém lhe impede de sequer dar um passo. É como eu sempre escrevi, “a cada dia um recomeço”. Não dá pra desistir agora. Já comecei uma jornada. Não sei quantos me acompanharão e até que ponto me acompanharão, mas tenho a certeza de que alguém vai ficar.

Não estou sendo arrogante em achar que posso mudar o mundo. Repito, todos podem mudar o mundo, mas não sozinhos. A diferença é que eu quero mudar o mundo. Já mudei o meu, já mudei o mundo de outra pessoa, porque não tentaria eu mudar um mundo maior, mais abrangente?

Sem desistir… lutar mesmo que não haja mais motivos para lutar…

Abraço!


*texto escrito em meu outro blog, resultado de uma noite onde não dormi muito bem, talvez por isso esteja eu tão cansado

Um comentário:

Anônimo disse...

cara
eu visito muitos blogs por dia
mas
quando visitei o teu
ha alguns dias
tive que adicionar nos meus favoritos
você parece ser alguém muito inteligente que sabe exatamente o que está falando e ainda escreve bem
nunca vi um blog legal e interessante como esse teu
e quando ao post abaixo
é normal escrever coisas sem fundamento, mas é como a menina comentou, tem que aliviar o que se passa na tua cabeça
parabéns
você é um cara bem diferente, mesmo que eu não lhe conheça, mas pelas suas palavras, já dá pra ter essa noção