quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O que importa é esputar... hahaha

(não precisa procurar no dicionário, coloco o significado no final e se você for ver o significado agora é um baita dum curioso(se assuma nos comentários))

Caminho por ruas, estreitas ou largas. Caminho por ruas, claras ou escuras. Caminho por ruas, movimentadas ou não. Caminho por ruas, à tarde ou à noite(nas férias de manhã eu não saio de casa). Caminho por ruas, acompanhado, mas geralmente só. Caminho por ruas... ah não, cansei de caminhar.

Lembrando que esse texto não tem nada a ver com poesia, é apenas um texto... como tantos outros ruins que foram escritos nesse blog sem fundamento.

Nesse meu cansativo caminhar, vejo pessoas. Vejo pessoas altas e baixas. Ah não, me recuso a começar esse parágrafo da mesma maneira que o primeiro(aquela coisa entre aspas não é parágrafo). Vejo pessoas esputando sem vergonha alguma. O que leva elas a esputar tanto? Será que é porque elas falam muito, porque bebem muito, porque estão com vontade de comer bergamota... não sei.

Não conheço essas pessoas que esputam pelas ruas dessa simples cidade. Não conheço nenhuma mesmo. Mas como elas esputam. No sol ou na sombra, elas esputam sem vergonha alguma. Esputam na rua e na calçada. Esputam em cima do muro ou sentadas em cadeiras. Esputam... muito ou pouco, apenas esputam.

Um tom poético possui esse texto. Mas não de poesia atual ou de poesia do romantismo, onde aqueles emo's depressivos escreviam ou da escola literária seguinte ao naturalismo(estou de férias e não lembro mais esse conteúdo de literatura) onde o que importava era que o poema tivesse rima(pra eles isso era bonito). Faltou um complemento a esse parágrafo, mas tudo bem, como eu fui interrompido enquanto estava escrevendo-o(o parágrafo né).

Mas a conjugação deve ser assim(digo deve pois não sou um grande intelectual):
Eu esputo
Tu esputas
Ele esputa
Nós esputamos
Vós esputais
Eles esputam

Mas sei lá. Acho que cada um espute quando, quanto e onde quiser. O legal é que dá pra esputar na frente da mãe, da vó ou de qualquer outra pessoa. Espute na árvore, no cachorro ou no seu refrigerante(tática usada para que os outros não o tomem). Espute. Não para irritar, apenas, para esputar. Porque todo mundo já esputou uma vez na vida.

Esputar(do latim "sputare"): salivar com freqüência, cuspir muito.

Moral da história: não coma bergamota.

(interessante, pelo menos eu achei, é o fato de um dos marcadores ser "cultura"...)

Abraço e bom fim de semana!

Um comentário:

GrazieWecker disse...

caaaaaaaaaaara, tu é um gênio
eu já era fã dos teus textos antes, mas esse daí...
não sei se é porque tenho uma forte (fortíssima) atração por textos sem noção que soem poréticos, ou sei lá.
mas este texto ficou demais...

e sobre apergunta que tu deixou lá no blog.
é realmente uma boa pergunta.
em parte é um elogio,
foram bons tempos os que eu e o meu amigo saímos a fazer absolutamente nada por aí.
e em parte foi uma crítica, por ele ter feito aqueles bons tempos acabarem.
mas sei lá. tá bom assim. só que eu sinto saudade da risada dele. era macabra.