sábado, 16 de junho de 2007

Um pouco de História

As coisas andam complicadas atualmente. Estou com um problema sério na minha cabeça. Não consigo mais ficar um dia sem dizer EU SOU GAÚCHO. Ontem, cheguei antes no curso de inglês, e continuei a ler um livro sobre a nossa Revolução. Ela contada por brasileiros, é mais ou menos assim: Ah, um bando de babaca que quiseram ser independentes, fomos lá e demos uma surra.

Não é bem assim. No final, houve um acordo, que só foi aceito porque houve um traídor. A história eu conto outro dia. Mas, o que me impressionou, é que esse livro(escrito por gaúchos), traz um trecho da carta de independência, escrita pelo general Netto.

"...devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência dessa Província, a qual fica desligada das demais do Império, e forma um Estado livre e idependente, com o título de República Rio-Grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas, se fará competente.
Camaradas, gritemos pela primeira vez:
Viva a REPÚBLICA RIO-GRANDENSE!..."

Trecho simplesmente magnífico da carta de independência. Só para constar que essa proclamação foi lida em 11 de setembro de 1836, no Campo dos Meneses.

Agora, quem não conhece a história, realmente não entende o porque desse desejo de independência de alguns gaúchos. Mas aconteceu. A história foi escrita por guerreiros, de origem gaúcha ou não, mas com um espírito libertacionista insaciável.

Mas é isso. Só queria colocar esse trecho mesmo. Achei simplesmente lindo.

Como é linda a narração do Pedro Ernesto Denardin, do gol do Grêmio contra o Náutico, na Batalha dos Aflitos, sendo que isso calou os mais de 20.000(vinte mil) torcedores pernambucanos(tinha colorado no meio sim), que gritavam: "Gaúcho ...", nem preciso completar que todos entenderam, e eu já escrevi isso.

Viva a República Rio-Grandense, e os verdadeiros Gaúchos.

Um comentário:

Vini Manfio disse...

VIVA O RIO GRANDE