segunda-feira, 25 de junho de 2007

Qual é o segredo da felicidade?

Todos, e sem exceção alguma, buscamos a felicidade. Muitos põem na cabeça uma idéia de felicidade, e fazem de tudo para consegui-la. Mas não é bem assim.

Tenho que dizer que infelizmente temos limites para buscar a felicidade. Não podemos passar por aí estragando vidas, arruinando amores e destruindo sentimentos, só porque queremos ser felizes. Creio que quando não podemos encontrar a felicidade ao lado de outra pessoa, devemos buscar a felicidade dentro de nós mesmos, que é a maior felicidade que podemos ter. Ser feliz consigo mesmo é talvez o grande segredo para a idealizada felicidade ser alcançada, e se não é o segredo, é o primeiro passo. Não podemos ignorar que outras pessoas estão ao nosso redor, e muito menos, podemos ser egocêntricos ao achar que a nossa felicidade vem antes da do outro. Para nós ela tem que vir mesmo, mas temos que entender que as outras pessoas também querem ser felizes, e não gostaríamos que eles nos prejudicassem, por isso não devemos prejudica-los.

A felicidade ela é vista de diversos pontos. A Sil escreveu no blog dela o "O que faz você feliz?", ou uma pergunta semelhante. Eu faço essa pergunta, "o que nos faz feliz?". Será que é o dinheiro, assim podemos dar presentes, e alegrar a vida de outras pessoas? Creio que não, pois acho que presentes materiais tem muito pouco valor, e se alguém se alegra com presentes, esse alguém também está no caminho errado. Risquemos o dinheiro.

Achar que presentes trazem felicidade é tão fútil quanto achar que a roupa que você está vestindo mostra se você é uma pessoa legal ou não(opinião de patricinha - hahaha, eu tinha que tirar com a cara delas). Risquemos presentes.

Onde está a felicidade? Em um namoro ou casamento? Pode ser, mas seria muito mais uma parte de uma felicidade. Você pode se decepcionar com a sua(seu) namorada(o), então essa felicidade torna-se em certo ponto instável. Risquemos namoros.

Talvez uma paixão lhe traga felicidade. Sim, acordar pensando em alguém, sorrir quando todos estão tristes só porque lembrou da sua paixão, é felicidade. Talvez, você pode vê-la com outro e se decepcionar de uma maneira sem igual. Risquemos a paixão também.

Então a paixão está com os amigos. Sim, aqueles que estão sempre contigo, fazendo festa, e principalmente com aqueles que na dificuldade estão contigo. Mas, quem nunca se decepcionou, por menos que tenha sido, com os amigos? Acho que todos já passaram por isso. Risquemos os amigos.

Não sei mais onde a felicidade pode estar... Ah, lembrei, eu disse que a felicidade está em nós mesmos. Ou quase isso. Mas, se você faz uma coisa errada, se decepciona consigo mesmo. Decepcionando-se consigo mesmo, você tira a possibilidade de esta ser a verdadeira felicidade.

Garanto que alguns não vão entender, mas eu continuo.

A verdadeira felicidade, é inexplicável. Ela está presente em um olhar, em um sorriso, em falar com o seu amigo, ou escutar o seu avô contar uma história louca. Está em ouvir seu pai xingando o computador, em comer uma lasanha e em rir sozinho, pensando no que você fez de errado. Felicidade é conversar com alguém por 1 minuto ou até as 4 da madrugada. A verdadeira felicidade, ela está em tudo, seja esse tudo simples ou não. Seja esse tudo grande ou não. A verdadeira felicidade, está onde você quiser. Mas não basta apenas querer. É preciso buscá-la. Corra atrás da sua felicidade, onde quer que ela esteja, mas, nunca se esqueça que você deve estar sempre no seu maior limite, que é a vida daquele que está ao seu lado ou a sua frente.

Desejo felicidade à todos. Abraços.
V.M.

Um comentário:

Vini Manfio disse...

campanha
um comentário por post

eu escrevi isso...
pois é...
às vezes nem acredito
o quanto maluco sou
mas ficou legalzinho o texto
(detalhe que talvez nem eu leia isso aqui mais)