quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Por um pouco de cultura, mesmo que seja na internet

Um dos meus textos mais comentados, não melhores, mais comentados, é um de desabafo, em que comparo certo grupo de pessoas a certo grupo de animais. Como não quero briga, não vou comentar mais sobre o conteúdo do post.

Eu postei no extinto blog do ViNícULa, que hoje é o Futebolista? Porque vive descendo lenha, o mesmo texto, apenas para ser lido por mais pessoas. Porque no caso, foi um desabafo engraçado. Uma crítica, que nem foi tão crítica, mas que foi engraçada. O fato é que, as pessoas que fazem parte dessa classe de pessoas ironizadas e comparadas no texto referido, comentaram muito.

O pior é que são comentários infundados. Primeiro porque não há a mínima noção de língua portuguesa presente nos referidos comentários. Escrevem coisas como "meldiucre e ipocrita", "Nois apenas naum fika", "fizcar si rebaixando akie" e "creticam nois,patricinhas td pira na inevejinha", que foram trechos copiados e colados dos comentários no outro blog. Isso que eu não copiei dos comentários mais antigos.

Depois, que apenas em um comentário lá, consegui encontrar conteúdo e capacidade de análise e crítica fundada. Um comentário inteligente e racional. Depois veio outro, da mesma pessoa. Isso diminui um pouco a gravidade da situação mas enfim.... Criticavam por criticar. Não sabiam o que escreviam, ou melhor, o que faziam que escreviam, porque não acho que aquilo seja escrita.

O tal do "internetês", como diz minha professora de português, é uma linguagem da moda. A maioria adere. Eu não. Não que eu seja contra, mas prefiro uma escrita correta para evitar desentendimentos e também por uma melhor compreensão. É muito mais fácil ler um "para cá" do que um "p k", que para essas pessoas são sinônimos.

O limite de ignorância na escrita já foi ultrapassado. Essas pessoas não possuem cérebros em suas cabeças. Não vou chamá-las de loiras, pois não faço mais piadinhas de loira. Mas são pessoas ignorantes. Porque mesmo quem adere ao "internetês" consegue escrever melhor, e muito melhor, que esses seres acerebrados que rondam esse meu texto nos dois blogs.

Sabe... eu não escrevo mais críticas diretas a essas pessoas. Eu cansei mesmo. Por isso não critiquei o grupo todo. Só o grupo que comentou o texto. Porque afinal, eu não agüento mais ter que ficar dois minutos tentando entender uma frase para poder responder um comentário.

Eu não sei se a internet deixou a cabeça das pessoas mais fraca, mais burra, facilitou tanto as coisas que as pessoas não querem mais o correto e buscam o mais fácil, o mais prático. Não sei se a culpa é da internet. Porque é como viver no meio da favela. Tu escolhes se vais para o mundo das drogas ou não. É opcional. Questão de escolha.

Mas daí a pessoa escreve que não é daquele grupo e depois diz algo como "poque nois temo glamur". Aí é pra acabar... com o comentário, com o blog, com esse post.

Um comentário:

Vini Manfio disse...

é complicado