domingo, 5 de outubro de 2008

Dia da sujeira, da mentira, da hipocrisia

Hoje é o dia certo para criticar a política. Para pregar a votação consciente. Excomungar(no sentido de ofender) aqueles que vendem o seus ou que compram os votos dos outros. Dia propício para babar ovo de um candidato em troca de algum benefício futuro. Dia de votar. Dia de eleger. De mudar ou continuar, o que é bom ou ruim. Dia de análise. Dia de hipocrisia.

É muito fácil escolher um candidato pela aparência do mesmo, porque ele organizou uma festa ou deu dinheiro aos pobres. É fácil criticar uma gestão porque na nessa, a cidade continuou a mesma coisa. Ou porque a cidade não cresceu. É fácil dizer que mudando de candidato a situação vai mudar.

Porque é fácil imaginar. Fácil falar antes de ver. Fácil pensar num futuro que poderia ter sido o presente. Fácil afirmar que o mundo vai ser melhor porque tal pessoa vai fazer mais do que outra. Porque tal pessoa tem idéias claras e sempre trabalhou "pelo povo".

Tudo hipocrisia.

Ficar na mesma situação nunca é bom. Mas mudar sempre também não é bom. Como diz o Fão, "tão dizendo que vão mudar a cidade... mas vão colocar ela aonde? Perto do rio Uruguai?". Essa eterna, incansável e, com toda a certeza, inútil discussão de "João" ser melhor do que "Pedro", de um ser honesto e o outro não. De um ser o futuro por não roubar e o outro não. E o contrário. E o já dito.

Em todas as áreas há discussão. Mas a pior de todas as discussões é a política. Porque, repito, é tudo imaginação. Poderia ser melhor, sim, mas poderia ser pior se a pessoa a comandar tudo fosse outra.

Honestidade? Difícil achar alguém que ainda conheça o significado dessa palavra. O "João" compra votos, mas o "Pedro" não. Bobagem. Balela. Mentira. Todos compram. Porque sabem que o povo quer saber mesmo é de dinheiro. Seja direto ou em forma de compras no mercado, de litros de gasolina, etc... . O povo não quer saber as propostas do candidato. Não quer saber o que já foi feito, o que precisa ser feito. Quer saber do seu. Do seu dinheiro. No seu bolso. Para, óbvio, o seu benefício.

Porque as pessoas são hipócritas em achar que um é melhor que outro. Porque todos são sujos. Todos erram. Todos prejudicam terceiros. Prometem e não cumprem. Tentam atiçar sonhos nas cabeças daqueles que não conseguem distinguir o real do irreal e assim, prometem o céu mas não dão as pessoas a menor estrutura para que possam realmente sonhar. Querem o voto. Só isso. Enganam. Mentem. Hipócritas.

Disse certa vez, um cara muito inteligente cujo nome não me recordo, que "Aquele que vende o voto recebe mais do que vale". Eu não preciso explicar essa frase porque aqueles poucos que ainda lêem isso aqui, conseguem compreender o significado.

Sujeira e mais sujeira. Nas ruas e nas mentes. Ilusões com promessas fajutas. Elogios infundados para projetos não realizados.

Não odeio política. Odeio aqueles que fazem a política.

Prometo a mim mesmo que jamais discutirei política com alguém. Que jamais meu nome estará ligado a algum partido ou candidato.

Porque eu quero distância de tudo isso. E mesmo tentando me afastar, até por não votar, não consegui. Vi, li, ouvi muita sujeira. Do passado e de um futuro incerto. De um presente sujo. Feito por pessoas hipócritas.

Mas tenho a esperança de que ainda existem, em lugares escondidos, onde a hipocrisia foi proibida de se aproximar, gente que pensa. Gente que sabe distinguir a ilusão e os falsos elogios da realidade.

Por um mundo melhor...

9 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do texto! Belo poder de expressão esse! Bom, ainda acredito que o voto pode mudar muita coisa. Mas educação é primordial! Só através desta é que se passarão a analisar propostas, sim. Sem pensar que o capitalismo compra tudo. Não compra dignidade, não compra futuro, não compra concretização. E, nós, Vini, que ainda temos essa consciência de eleição, que sabemos que mesmo não dentro da política, somos vítimas dela, é que temos que exigir, que pregar o que achamos correto. O dever do cidadão não se executa apenas diante de alguns minutos, frente a uma urna, mas sim de EXIGIR os direitos assegurados pelos representante, que nós mesmos pomos no poder!

HIPÓCRITAS eles podem até ser! Mas NÓS, o povo, SOMOS MAIS HIPÓCRITAS ainda, quando continuamos fingindo que está tudo bem.

Pelos caminhos da vida. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pelos caminhos da vida. disse...

Concordo com vc.

Obrigado pela visita.

Tem selinhos lá pra vc tb.

beijooo.

Pelos caminhos da vida. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robs disse...

Oieee....adorei o que vc escreveu. Um texto muito realista e coerente.
Não sei se acredito na esperança na politica, afinal é cm vc disse as pessoas sao hipocritas, o mundo é sujo e todo mundo so pensa em si, ngm quer saber o que sera feito pela cidade. Nao aguento isso, as pessoas sabem que o cara é o maior ladrao e vai la e votam nele, so pq ele vai te dar um emprego ou nao sei mais o que...isso me revolta.

Desculpa o desabafo, mas estou indignada cm a politica, principalmente com o que acontece na minha cidade!!!

Beijos e parabens pelo texto!

Camilla disse...

Caraca, tu escreve muito bem!!
Está linkado =)

Beijos

Nadezhda disse...

Quero acreditar que um lugar melhor para se viver não seja só utopia.

;)

Miguel Scapin disse...

é, mentiras
e outras coisas mais
e sobre meu post
não sei o que fazer com essas pessoas
e comparar com lixo também não é 100% certo
mas melhor que comparar com animais
e no inferno essas pessoas estão, mas ainda não sabem...
voltaremos

Guilherme Buzatto disse...

Cara...é muito o que acontece isso mesmo. Putz, política é um assunto que me interessa muito. Mas realmente, quem faz a política nesse país, e no resto do mundo também, ao que parece...é triste a coisa. Acho que não em todos os casos, acho que tem muito político honesto por aí, mas estes não têm vez, porque sempre quem "tem mais a oferecer" do que apenas honestidade é quem vence...Então, não adianta mais fazer uma campanha limpa e apresentar projetos...Pra ganhar tem que ter dinheiro pra comprar as pessoas...e eu acho isso um absurdo! Eu concordo plenamente contigo, só que eu acho difícil reverter esse quadro, porque é uma coisa que tem que mudar na consciência das pessoas, e até convencer alguém a votar em quem é mais honesto do em quem lhe deu dinheiro é difícil....afinal, dinheiro hoje em dia é a prioridade das pessoas...olha, é triste!
Mas sobre o teu texto, tá muito bom, continue postando, porque, sim, tu tem leitores!