sábado, 11 de outubro de 2008

Os tempos mudam, até as crianças mudam

Amanhã é dia 12/10. Não, não é o meu aniversário. Não é um dia em que todos se reúnem pra jogar conversa fora e relembrar velhos tempos(exceto nas festas de bairros e/ou cidades). Não, não é um dia inesquecível. Mas pode ser.

Dê a um guri de 5 anos um carrinho, de plástico, de madeira, de qualquer material, pode ser até aqueles pequenos feitos de metal, para ver a reação dele. Aquele baita sorrisão. Aquela felicidade irradiada, que contagia até os mais céticos. E ele nem agradece e já sai brincar. Também, nem precisa agradecer, pois é visto que o presente valeu.

Dê a uma guria uma boneca. Ela nem vai agradecer, vai sair correndo, contando para as suas vizinhas(que nesse caso devem ter a mesma idade dela), mostrando para todos os que ela conhece a sua nova boneca. E o sorrisão também.

Acabou, por influência, dizendo aquela maldita e tosca frase "no meu tempo...", mas sei que não sou velho para dizer isso. Voltando 10 anos no tempo vejo que muita, mas muita coisa mudou. Acho que ainda existem guris que pulam de felicidade quando ganham um carrinho, uma bola, um pião(!!! - sou do tempo do pião), sei lá, coisas assim, brinquedos simples.

Lembro do dia em que ganhei uma meia de presente de "amigo secreto". Que raiva. Meus colegas ganharam carrinhos, bolas de gude e eu com uma meia. Que nem me servia. Que raiva(2). Também lembro quando tinha bingo na sala de aula. Eu era um dos últimos a ganhar, aí só sobrava fita k7 de sertanejo ou escova de dente. Que raiva(3,4,5,6).

Mas lembrando, vejo o quanto era engraçado isso. Aquelas meias eu rasguei pra fazer uma espécie de faixa no pé machucado, anos depois de ter ganho. A escova de dentes eu até usei, mas ela era muito velha, as cerdas começaram a cair do nada.

Coisa de criança. Correr na rua até no escuro. Dar um chute naquele cara mais velho que achou que poderia te fazer de saco de pancada e depois correr pra junto do pai. Puxar o cabelo das gurias só pra ter um motivo pra correr, pra brincar. Fazer montes de areia, terra, o que tiver, pra brincar de carrinho. Pegar os bonecos e começar a lutar. Tudo isso é coisa de criança.

Não cabe a mim falar sobre coisas de gurias. Porque criança guri não gosta muito de criança guria e vice-versa(isso é igual em todos os tempos, e muda depois que crescem, na grande maioria dos casos). Porque criança corre sem ter destino. Sem preocupações. Sem se importar se não pode, se os adultos não querem.

Estragaram a liberdade das crianças de hoje com televisão, computador, celular(crianças de 8,9 anos já têm celular, muitas vezes), enfim, todos esses aparatos tecnológicos que podem até facilitar, mas tiram a espontaneidade e a infância de uma criança.

Ah, amanhã é dia também da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Mas criança não quer saber disso. Quer saber do presente.

E mesmo sabendo que não vou ganhar, quero o meu...


hahahahhahahahaha

15 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o fato de terem tirado a liberdade, a espontaniedade das crainças com toda essa tecnologia. Até a própria mídia faz com que as crainças precfiram um celular ao invés de uma boneca, de um carrinho ... onde está a criatividade em inventar brinquedos novos? Cadê a graça em fazer um pedaço de qualquer coisa virar um divertimento fantástico?
Que nesse dia das crianças, os pais possam ter consciência do que realmente é importante para os seus filhos.

Beijo!

Dayany disse...

hauhauhuahau
eu realmente to vivendo esse infenro astral =~

aa sorte sua viu.
ahaha parabensss atrasado então...
muitos anos de vida e blabla.
hehehe

concertei o link do orkut :p

queijos!

Dayany disse...

aah eu nem vou ganhar presente de dia das crianças =/

Anônimo disse...

Realmente, os tempos mudaram. Minha irmã tem oito anos e meu pai chegou e perguntou o que ela gostaria de ganhar de dia das crianças.
Evidente que ele achava que ela iria pedir uma boneca que fazia xixi, um cd da xuxa ou qualquer outra coisa.
O que ela pediu? "Eu quero o celular da Barbie"

Bom, já que ele ajoelhou, teve de rezar. E ela está aqui do meu lado tirando mil e uma fotos e conversando com as amigas por sms.

Crianças modernas...
(Preferiria a boneca, mas deixa em off)

Beijos

Jessica Laviere disse...

Adorei o texto...voltei no tempo em que era criança uns 6 anos atrás,lembro q brinquei d barbie até os meus 14 p/ 15 anos.

Hoje vejo garotas de 10 e 11 anos já com um filho nas mãos,isso me entristece infância perdida,toda essa tecnologia trouxe algo negativo consigo.

Bons tempos onde eu brincava,corria pela praça livremente,fazia amigos,falava com desconhecidos.Evoluímos mas perdemos a essência de como é viver,viramos
meros prisonieros em nossa casa,feliz de uqme viveu a liberdade!

Adorei O post...e eu tbm qro ganhar presente...Bjos!

Camilla disse...

Você participa do Blorkutando?

Porque esse é o tema dessa semana.

Beijos

Robs disse...

Adorei seu texto!

E me fez lembrar meus tempos de criança em que ficava até horas na rua jogando queimada, roba-bandeira e tudo mais.

Hoje em dia não se ve tanto isso, agora é computador, video-game e celular...em falar em celular, minha prima de 10 anos pediu celular de presente! rsrsrs

É a vida dos tempos atuais...

Bjokass!

Flor Di Lís! disse...

Nossa! Tipo achei o máximo essa postagem! Porque é verdade, e adorei você no final ter colocado sobre os aparelhos eletrônicos que substituem os brinquedos, eu ainda sou bem novinha, ainda ganho presente, huahua mais vejo com meus irmãos mais novos que o de 11 anos ganhou um video game e do 5 anos só 5 anos ganhou um gameboy, e sua postagem se indentificou um pouco com as minhas, poruqe tudo isso é consumismo! o Tema da minha ultima postagem! Simplesmente adorei
Parabéns!

bjos e ah! Feliz dia das Crianças!

Flor Di Lís! disse...

Ah! Eu tbm sou consumista, por estar nessa época!
Eu num ligo pra marca tbm!
e olha no começo quando me zuavam eu ficava chateada mais num sei se você conhece a bande rock "Korn" uma vez o vocalista dessa banda falou "vocês riem de mim, porque eu sou diferente, e eu dou risada de vocês porque são todos iguais"

Sempre pense nisso


bjos

Flor Di Lís! disse...

Ah! Eu tbm sou consumista, por estar nessa época!
Eu num ligo pra marca tbm!
e olha no começo quando me zuavam eu ficava chateada mais num sei se você conhece a bande rock "Korn" uma vez o vocalista dessa banda falou "vocês riem de mim, porque eu sou diferente, e eu dou risada de vocês porque são todos iguais"

Sempre pense nisso


bjos

Anônimo disse...

É muito difícil encontrar uma criança com um sorriso de criança. Geralmente são sofisticados com aparelhos, batons, ou o que quer que seja. Além do mais as meninas.

Eu acho que essa tecnologia de hoje meio que estrangulou a liberdade das crianças, ou até estragou a beleza que elas têm, essa felicidade jamais encontrada em qualquer época da vida.

E isso, pelo menos pra mim, é ruim. Prefiro ainda sim ganhar minha bicicleta a um estojo de maquilagem. Até hoje! :)

;*

Miguel Scapin disse...

eu nunca ganhei um carrinho

GrazieWecker disse...

nossa... nos tempos em que eu tinha tempo para visitar isso daqui, não tinha tanto comentário! hahahahaha

eu ganhei presente de dia das crianças :) porque eu sou uma, apesar da idade já um pouco avançada talvez, ou pelo menos se comparando com outros da mesma idade que eu..

bem. concordo com o que tu escreveste... mas a tecnologia ainda não é o pior que deixa as crianças sem infância, sem saber o que é brincar de esconde-esconde até dez da noite no verão... o pior é ver que as crianças de hoje em dia são induzidas a parecerem adultas! as garotinhas andam por aí toda rebocadas, saltos tão altos que mal conseguem andar, dançam aqueles funks insinuantes, e só falam em garotos.. é triste...

Vini Manfio disse...

bah grazi
não precisava esculachar também né...


hahahahahahhahhahhahhah

Caroline disse...

Cristo sabia bem o que estava fazendo quando dizia

"Deixai vir a mim as criancinhas"

Ê, coisa linda isso.

Um beijo!!