sexta-feira, 11 de abril de 2008

Por isso ninguém gosta de matemática

A matemática é uma ciência exata, mas isso todos aqueles que passaram pela 3ª série do ensino fundamental sabem. Mas essa ciência exata explica a existência do ser humano, do planeta, de tudo o que acontece, enfim, a matemática explica porque 1+1=3, ops, 2. O fato é que tudo se explica por números. Só que ninguém conseguiu ainda achar a explicação para tudo.

Não que a matemática explique aquela viagem de cientista chamada big ban, não que a matemática explique como nasceram Adão e Eva. Não que a matemática explique porque uma mãe deixa joga o seu bebê em uma lagoa ou um pai joga sua filha pela janela. Não que a matemática explique porque o Diogo sempre acha alguma coisa para dizer que meus textos possuem poréns que eu não explico mais por simples falta de vontade. Não que a matemática explique porque hoje choveu mesmo que os raios de sol estivessem batendo simultaneamente na minha cabeça.

A matemática não explica isso. Porque? Porque nenhum idiota pensou em procurar as respostas nela. E não quero falar em conta de quantidade/tempo ou freqüência. Não também para a possibilidade desse maluco que escreve dizer como a matemática pode explicar o mundo. Mas eu sei que pode, assim como ela pode explicar tudo o que acontece com "apenas" números. Então porque eu escrevo que a matemática explica tudo se não sei como fazê-lo.

Aí está o caso. Eu não sei como chegar ao produto final que sei que existe. Mas pensando bem, sabendo que alguém come uma bergamota, depois outra e mais outra, e no final disso ele comeu 291 bergamotas, saberemos porque ele está feliz. Alguém que come uma bergamota fica feliz, mas quem come 291 bergamotas fica muuuuuito feliz e irradia a sua felicidade, dando as 321 bergamotas que sobraram para outra pessoa, que, gostando de dividir, come apenas 120 e dá as outras 201 bergamotas para outro, e assim vai. Quem comeu mais bergamotas é mais feliz, mas aquele que comeu menos e dividiu, é mais feliz ainda. Ou tem remorso do que fez.

Realmente não sei mais o que dizer. Não gosto muito de matemática, mesmo tendo certa facilidade mas, acredito que o dia em que as pessoas descobrirem um método de visualizar o mundo pela matemática, resolverão os problemas com maior facilidade. Mas não será muito bom, porque senão, os tímidos não sofreriam como sofrem para conversar com uma guria com segundas intenções, eles apenas fariam um cálculo e colocariam as suas mãos em determinado ângulo que atrairia a guria em questão e esta perceberia assim que ele é um cara legal. Não teria graça ou nenhuma graça, ser tímido.

E os feios em geral, os não inteligentes, os meio cegos, os cabeludos, narigudos, até plaiboizinhos e fúteis teriam seus problemas resolvidos com a matemática. Não teria graça. A matemática pode, mas felizmente ninguém se atentou ao fato de que ela pode sim, resolver todos os problemas e explicar tudo o que acontece.

A matemática não conseguiria explicar a existência de Deus. Aliás, ela nem precisa fazer isso, porque aqueles que param para pensar compreendem que não foi uma explosão que gerou tudo o que existe hoje, em sua magnífica complexidade quase indecifrável.

Entendo agora, ao final desse texto, porque são raros aqueles que gostam, não os que têm facilidade, de matemática. Alguém descobriu que ela pode resolver e explicar tudo(ou quase tudo), como fiz agora, e foi passando para todos os que conhecia que a matemática era ruim e que não era para gostarem de matemática. Isso se espalhou mas ninguém sabe o porquê a matemática é tão ruim assim. Ainda bem que alguém no passado pensou que isso poderia facilitar e monotizar a vida dos posteriores, como eu e você.

Tive que escrever isso pois espero que depois desse texto, o mundo pare de odiar a matemática e vejam que a cura do câncer pode estar nela. Só não vale tentar entender porque uma pessoa mata outra com um tiro porque isso seria complexo demais e a cabeça da pessoa que descobriu explodiria, também possivelmente com um tiro que surgiria de algum lugar.

Esse texto parece algum tipo de teoria de conspiração? Então, depois disso, quem materemos?

2 comentários:

SiL disse...

eu gosto de matematica! :D

GrazieWecker disse...

é verdade, a matemática pode explicar tudo sim

mas realmente tem muita coisa que não vale a pena saber, outras coisas desnecessárias, e etc.