terça-feira, 15 de abril de 2008

Nem crítica nem elogio. Apenas uma constatação

(ao som de You really got me - The Kinks)

Alguns fatos foram engraçados no meu dia, até agora, 16:18. Mas apenas uma será comentada aqui, pelo menos nesse post. Cenas como essa, mesmo que não aconteçam conosco, são engraçadas e levam à profundos pensamentos, se assim quem viu, quiser.

Depois de caminhar bem lentamente para poder analisar essa cena, pensei muito sobre os vendedores de rua. Aqueles que saem batendo de porta em porta, abordando pessoas na rua, para vender, seguros, livros, enfim, até para divulgar a sua religião(e sem interpretações errôneas dessa vez, por favor). São pessoas que tem muita disposição. É admirável isso. Ah, se os vadios que entopem a nossa internet com bobagem infundamentada(não me incluo nesses) e com cópias descaradas, sem esquecer daqueles que propagam vírus para sacanear, ah se todos esses tivessem a vontade e disposição que vendedores de rua têm...

É que nem entregador de panfleto. Ganha pra isso(dadas as devidas proporções) mas tem que ter uma disposição de fazer isso. Quem é meio preguiçoso, não agüenta muito tempo. São muitos os que deveriam trabalhar como vendedores de rua(não os camelôs ou índios que saem vendendo balaios e roubando bergamotas(isso não foi uma generalização!)) para perceberem o quanto é bom trabalhar. Cansa, sim, torna-se meio monótono, sim, mas é necessário. Os vadios não sobrevivem muito tempo. A menos que ganhem na loteria.

Garis também são outro exemplo de profissão admirável pela sua disposição(repito, mesmo que ganhem para isso). E ter que ajuntar tudo quanto é porcaria do chão não é fácil. Não me recordo de outras profissões, se alguém quiser, comente.

Voltando aos vendedores de rua, têm que ter cara de pau para abordar uma pessoa enquanto essa volta tranqüilamente para a sua casa. Tem que ter uma paciência, para agüentar os não's e possíveis xingamentos que aqueles que não querem o produto, deferem contra ele. São pessoas que precisam "vender o seu peixe" para poderem pagar suas contas.

Vendedores de rua são pessoas estranhas. Admiráveis mas estranhas. Tímidos não podem ser vendedores de rua. Pessoas muito respeitosas também não.

Nada mais a comentar. Nem crítica nem elogio. Apenas uma constatação.

Tão tá!

Um comentário:

Vini Manfio disse...

CAMPANHA: UM COMENTÁRIO POR POST!

concordo