quinta-feira, 10 de abril de 2008

Fanatismo não é bom**

Hoje não é um dia para comemorar. O Grêmio perdeu nos pênaltis. Também, com o técnico, o dirigente que só fala merda e jogadores como Tadeu e Hidalgo, só podia dar nisso. Melhor assim. Que caia antes para não fazer um fiasco maior.

Mas quanto à isso, fiquei pensando e analisando algumas coisas, se hoje, de segunda, e de todos os outros dias pós jogo. Pós qualquer que fosse o jogo. Cheguei a uma conclusão. Pessoas infelizes são fanáticas por times de futebol. Sim. Concordo que existam exceções, e muitas até, mas essa regra é válida.

Porque caso contrário, o que leva alguém a sair no soco só porque um torcedor do time rival tirou com a tua cara porque o teu time perdeu? O que leva alguém a interromper assuntos importantes para ficar discutindo sobre futebol? O que leva alguém a chamar o torcedor do time rival de gay? Insanidade. Essa insanidade é o tal do fanatismo.

Fanáticos religiosos são os mais perigosos, isso quem prova são os muçulmanos(judeus, cristãos, enfim, não é só para muçulmanos). Fanáticos por política são os mais idiotas, porque não há lado certo ou errado, há apenas um lado, o errado, e ainda ficam discutindo que o errado a é certo e o errado b é o errado mesmo, e sucessivamente assim. Mas e o fanático por time de futebol? Meio termo entre isso eu diria.

Porque não há coisa mais insuportável do que alguém te chamar de alguma coisa só porque tu torces para determinado time. De gay por exemplo. É insanidade. É falta de confiança no próprio time. Digo isso porque já chamei muito colorado de gay. Amigos meus inclusive, mas com eles era só brincadeira mesmo. Mas não entendo o que leva alguém a colocar em alguma coisa pública que os torcedores do outro time são gays. Que idiotice.

Por favor, antes de xingar alguém por que essa pessoa torce para tal time, pense bem. Muitos perdem coisas importantes por causa desse fanatismo. E como o fanatismo é irritante. Geralmente os fanáticos são arrogantes, porque o time deles é o melhor e o outro é o pior. E não discuta. Quem ousa discutir só ouve bobagem e mais bobagem.

A insanidade é a causa do fanatismo, seja político, religioso ou esportivo. Porque ser fanático por futebol é uma coisa, digo isso porque eu era um quando assistia até o campeonato da 4ª divisão de algum estado pela Rede Vida, e ser fanático por time é outra. E bem pior.

Torça na sua, na dos teus amigos ou próximos que torçam para o mesmo time mas nunca seja preconceituoso com alguém porque ele torce para o Juventude ou para o Grêmio. Se não essa insanidade que leva ao fanatismo, torna-se uma falta de inteligência completa.


*Esse blog escreve isso baseado em fatos e não em pessoas específicas...
**O título é medíocre sim, eu sei, mas estou com pressa agora...

3 comentários:

Unknown disse...

cara que merda o Gremio te perdido,mas o que eu quero dize é pra ti cuida o lance de generaliza, pq é uma minoria de muçulmanos q são fanaticos, olha os que moram aqui em fred, são super gente boa. A maioria condena esses mais fanaticos, assim como tem muito Cristão Fanatico por aí tbm.

Guilherme disse...

Tchê... só por que vc é católico não lhe dá o direito de desrespeitar as pessoas de outras religiões, como os muçulmanos. Falou muito bonito quando mencionou os moranguinhos, mas pisou na bola infinito ao falar de religião.

Respeito e educação é para poucos... você não é exceção. Está na grande maioria iletrada.

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

p.s. não sou muçulmano e muito menos católico (graças a Deus).

Vini Manfio disse...

fanáticos religiosos são os mais perigosos
exemplo: muçulmanos ou como está escrito, muçulmanos são prova disso
nunca disse que católicos ou judeus ou budistas não eram perigosos
nunca disse que apenas muçulmanos eram fanáticos religiosos
eu apenas exemplifiquei
exemplificar é um recurso de linguagem bem usado nesse meu blog