sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Tosco por ser lógico ou ilógico

São tantas e tão comuns as perguntas que nos intrigam quanto são tantas e tão comuns as acerolas em um pé, de acerola, durante a época de acerola. E são todas tão parecidas que só notamos diferença ao pegar na mão e analisar detalhadamente, mas a essência é a mesma. Assim como a essência do ser humano, e de suas perguntas intrigantes que regem ou pelo menos existem para tentar reger a vida daqueles que não sabem pensar por si só, é a mesma.

Aquela pergunta "de onde viemos?" já deve ter sido analisada por cada ser humano que algum dia se preocupou com aquela coisa existente chamada passado. Quem tentou imaginar de onde o homem surgiu conseguiu, de alguma forma, ficar mais perdido e menos satisfeito consigo mesmo, com a vida e com o mundo de uma maneira geral. Junto com essa vem aquela outra famosa, a "para onde vamos?", que também traz o efeito citado acima, mas que só é analisada por aqueles que se preocupam com o futuro, e não só com o seu, mas com o da humanidade, do planeta, do universo e da existência. Porque ninguém pensa em "para onde vamos" por si próprio, mas sim pela humanidade de 20 ou 30 gerações futuras. Ou mais.

Outro questionamento famoso, e muito pensado, é o "por que o céu é azul?", que caracteriza e aponta, além de curiosidade, uma superficialidade e talvez um fanatismo característicos daqueles que não se contentam com viver, portanto, querem entender tudo, assim, acabam esquecendo de viver e passam a existir. Mas como esse texto não é moral e sim tosco, indagar-se por que o céu é azul, é uma forma de escapar da rotina do "será que comer isso me fará mal?" e passar a pensar no que eu aparento ser e não nas conseqüências do que realmente importa. Pessoas fanáticas gostariam que o céu fosse vermelho, amarelo, preto, branco ou qualquer cor que representasse o seu time. A explicação física existe, mas alguém realmente acredita numa coisa dessas? Ou melhor, alguém se lembra da última explicação sobre isso?

Para finalizar, pelo menos por enquanto, esse texto tosco(eu deixei bem claro que seria tosco), a pergunta que mais tem gerado polêmica desde os tempos de nossos antepassados que viviam(ou não) em cavernas. É melhor correr ou caminhar na chuva? Depois que o homem criou essa pergunta, duzentas e cinqüenta e sete.821 milhões de respostas já foram ditas, mas nenhuma satisfez uma pessoa sequer. Nem o criador da teoria, que seria a resposta desse enigma, que só não é maior do que aquele do "o que cai em pé e corre deitado". A resposta é chuva, mas alguém já parou para pensar que a chuva não corre? Então, mais um enigma a ser feito.

Sobre o correr ou caminhar, é normal que haja uma busca incansável por aquilo que não conseguimos, e arrisco dizer que, talvez jamais conseguiremos desvendar, mas essa busca não pode ultrapassar os limites da ignorância. Que é importante saber alguns podem até discordar, mas discussões e guerras já explodiram por causa dessa simples e inofensiva pergunta.

Depois de tanto querer pensar em alguma coisa para escrever aqui, saiu uma coisa dessas. Pelo menos saiu.

Mas não consigo esquecer de imaginar num céu vermelho, preto ou amarelo com bolinhas verde-limão...

2 comentários:

SiL disse...

música! hehe
bjuss

Anônimo disse...

rsrsrs... adorei o texto! ^^
Bem "escrita automática"! =)

abraços.

P.s.: gosto do céu azul.