segunda-feira, 4 de agosto de 2008

As bobagens, a perda de tempo e os blogs

Antes de começar, mesmo sem saber o quê, digo que o texto abaixo teve um sentido diferente do que eu quis mostrar. Não era pra ser uma coisa séria, mas sim, quis mostrar um assunto, de maneira diferente, pseudo-literária. Enfim, acho que ninguém descobriu o que seria a estrada, mas enfim... .

Eu sempre me mostrei contra palestras de motivação, livros de auto-ajuda e coisas desse gênero. Se ainda não escrevi muito sobre isso, talvez, e repito, talvez o faça agora. Porque palestras de motivação e livros de auto-ajuda têm a mesma função de novelas na televisão ou de mágicos de circo. Todas essas coisas, e tirando o mágico* o resto é porcaria, não prestam, porque têm a função, única e exclusiva de iludir.

Novelas iludem criando fantasias, uma realidade que não condiz com a realidade real, com situações manjadas, heróis e vilões e tudo aquilo que o povo gosta de apreciar. Infelizmente não posso complementar a palavra povo com o adjetivo "sem cultura", porque muitas pessoas "gabaritadas" também assistem a essa perda de tempo. Assistir a uma novela é a mesma coisa que sonhar com a guria perfeita ou com o príncipe encantado**.

Mágicos são... bom, não sei muito o que falar sobre eles. Porque todos sabem que essa é a função deles. E os mesmos só foram colocados no texto para que eu pudesse escrever um parágrafo inútil, coisa que há tempos eu não fazia. Pelo menos não tão descarado assim.

Palestras de motivação e livros de auto-ajuda servem apenas no instante, para algumas horas, ou no máximo, poucos dias. Depois disso, tudo é esquecido, e mesmo que não seja, não é mais seguido, feito ou agido, da forma como fora dito na palestra ou escrito no livro. Ilusão, doce e gostosa ilusão. Quem escreve livros de motivação, não sabe o que fala.

Em sua maioria absoluta, não sabem o que falam, pois passaram suas vidas atrás de livros de outros psicólogos, psiquiatras e filósofos que sempre "entenderam tudo" na teoria, mas que nunca viveram nada daquilo para provar que agir de tal maneira, pensar positivo(olha o segredo aí... hahaha) ou não, e tentar sempre realizar os seus sonhos, são as chaves para uma felicidade.

Palestras de motivação duram menos tempo ainda. Pois muitas vezes uma frase é guardada na memória, e as outras são esquecidas pela atenção de quem vê essa palestra estar trabalhando para lembrar aquela frase. E os palestrantes falam, falam, falam com outras palavras, e no final de tudo, a cabeça sai mais confusa do que nunca.

Por esse motivo, acredito que as faculdades de psicologia deveriam ser extintas. Psicólogos lêem muito, estudam muito, sabem muito, mas no final de tudo, não vivem nada para dar um depoimento pessoal. Por isso acho que os blogueiros, como eu e os meus "a cada dia um recomeço", são muito mais capazes de ajudar alguém, pois eles, ou melhor, nós, escrevemos somente o que vivemos(tirando os que escrevem relatos sobre mortes de vacas ou piadas, ou coisas que não sejam mesmo de caráter pessoal, como um comentário sobre o futebol), aquilo que realmente aconteceu. Toda história escrita em blog, acaba tendo sempre um pouco do pessoal de quem escreve, o que torna a história mais interessante.

Blogs são espontâneos, são diretos, são pessoais. São coisas melhores do que novelas, porque em alguma linha, sempre há algo interessante para ser lido.

Orgulho de ser blogueiro... e eu xingo quem disser que isso não é nada...

Tão tá!


*não que eu goste de magia, mas enfim... tenho que respeitar a classe dos mágicos do brasil, antes que eles me processem;
**tenho que escrever para ambos os sexos;

9 comentários:

BeleCroft disse...

Concordo em alguns pontos, mas discordo de outros.

Tá certo que ninguém vive de ilusão, mas cara, pára e pensa: o que seria da vida se ela fosse inteiramente real?
Aonde iriam parar os sonhos, a crença e tudo isso?
É claaaro que bobagens como novelas e essas distraçõezinhas não prestam pra nada, nem pra passar o tempo, mas um pouco de mistério é sempre bom.

Na minha opinião, o ser humano é incapaz de viver sem a ilusão, por menor que ela seja. É necessário se apegar a alguma coisa, uma explicação qualquer, uma solução. Nós somos fracos e encarar a realidade de frente não é algo fácil.
"A loucura é a saída de emergência"

Anônimo disse...

gostei disso
hihihihi

bjim

Bruna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna disse...

Concordo com o seu comentário sobra a minha postagem! De que valem as teorias sobre amor, sobre felicidade e blá blá blá... Se ''na hora do vamo ver'' nunca funciona da forma com que sempre esperamos que aconteça... Cada um reage de uma forma, levado pela emoção do momento;
(...)

Quanto à dos psicólogos, concordo PLENAMENTE!

Eu sou completamente apaixonada por seu blog (bem, completamente não, porque eu nao gosto muito das cores :X )

Orgulho de ser bloggueira [2]
haoehaheoiheoihe

Beijos ;*

Robs disse...

Olass...gostei muito do seu post.
Concordo com vc quando fala dos livros de auto ajuda e as palestras de motivação. Na verdade acho que este tipo de coisa é até valida, se levada adiante, mas na maioria das vezes as pessoas leem e esquecem daquilo que leram.

Quanto ao comentario sobre os bloqueiros, me sinto feliz em fazer parte desse mundo. Uma vez escrevi um post sem pretenção e uma garota disse que o texto a ajudou mto num problema q ela tv passando. Me senti lisonjeada...heheh

Parabens pelo blog...

Bjos!

Sujeito Oculto disse...

Você mexeu no meu queijo?

Anônimo disse...

Concordo que o blog é uma terapia pessoal e coletiva!
Discordo somente da parte dos psicólogos...
Beijos gremista! :p

DW disse...

concordo plenamente!
a gente incentiva/ajuda mais do que psicológos que sugam nossos dinheiros o.o
OPIUWOWIUEOIWUOEIUWOIEUWOIUEOWIUE
:*

' Ireth Isilra disse...

' cara eu gosto de blog!
e nao ligo pra quem nao gosta!
to ai na verdade pra isso!
(Y)
rsrs