quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Da série: Histórias do Bandiolo - Tempos modernos...

Existia na cidade, um tal de Marcos. Bom, existiam vários Marcos na cidade. Mas ele era diferente. Julgava-se diferente. Mas não entendia o porquê de chamar tanta atenção por onde passava. Olhava-se no espelho e nunca percebeu nada de anormal em seu rosto. Tinha dois olhos, dois ouvidos, um nariz, uma boca, cabelo, não tinha espinhas, sardas ou coisas que pudessem chamar muito a atenção. Não entendia todo aquele espanto para com ele. E era em todo lugar.

Na fila para um show do Metallica, um guri chegou para ele e disse: "Aqui não é lugar pra ti bugre véio, te manda". Só então foi perceber que o fato de ser um índio chamava a atenção. E por usar camisas pretas do Metallica. E por ter uma tatuagem de uma caveira nas costas. E por ter várias tatuagens de caveira nos braços. E por ter um cabelo moicano, pintado de preto, amarelo e vermelho, como a bandeira da Bélgica. E por usar uma daquelas argolas no nariz. Era por isso então que todos olhavam para ele com cara de espanto. Só que nunca tinha percebido que era por isso.

Para ele, aquilo era uma coisa normal. Qualquer um poderia fazê-lo. Só que ele era índio. Bugre. Marrom. Já havia vendido balaios e arco e flecha nas ruas. E um dia ouviu "Master of Puppets" e decidiu que fã do Metallica seria. Apenas o cabelo não tinha relação com a banda. Na verdade, nem ele sabia porque usava um cabelo listrado com as cores da bandeira da Bélgica. Mas achava legal.

Então, mesmo com o que o guri lhe disse, continuou na fila. Chegando a sua vez, a mulher disse que não havia mais ingressos. Ele saiu desolado. E se revoltou quando a mesma continuou vendendo ingressos na fila. "O senhor não faz parte do tipo de pessoas pra quem vendemos ingressos para esse tipo de show". Quanto preconceito. E tudo porque ele era o primeiro índio na face da terra a usar cabelo moicano, fazer tatuagem de caveira e gostar de ouvir Metallica. Qual o problema? Era índio. E as pessoas não gostavam, e ainda não gostam, de índios.

Por que? Só queria saber o motivo para isso. Era diferente. Gostava de rock, do Metallica. Como todos aqueles que estavam naquela maldita fila desde as duas horas da madrugada. Por que todos o discriminavam só pelo fato de ser índio? Por que pensavam, tolamente, que ele iria roubá-los? Por que pensavam que ele exigiria ter mais direitos só por ser um verdadeiro nativo desta terra? Por que ele poderia querer se apossar do local do show dizendo que era de antigos antepassados seus? Ele era índio mas não era manipulado pelas elites estrangeiras que tinham interesses desconhecidos.

Trabalhava, lia, ouvia rock. Ouvia rock! Queria ir para o show porque era do Metallica. E como toca o Metallica... . Nunca matou ninguém, nunca roubou, nunca foi pela cadeia por qualquer crime que fosse. Jamais havia usado drogas. Então por que o discriminavam?

Voltou para casa e ficou pensando naquilo. Resolveu então não gostar mais do Metallica e foi até a bodega da esquina e pediu a pior droga que o cara tinha. O vendedor então deu um CD do NX0. Voltou para casa e o ouviu durante horas. Então decidiu que aquele era o fim. Fez chapinha no cabelo, e mais uma vez, havia sido o primeiro índio a fazer alguma coisa. Foi então que surgiu, o primeiro índio Emo.

Ninguém sabe o porquê direito, dos caras não o quererem no show do Metallica. Talvez fosse apenas porque eles não aguentavam ver um índio gostar de rock. Só isso...


(E espero que não haja mal entendidos com esse texto)

Tão tá!

7 comentários:

Anny Viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anny Viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anny Viana disse...

pra você vê, quantas vezes julgamos pela aparência e quanto o preconceito é cego,esse teu texto é um exemplo bem disso.ótimo texto.
enfim , vlw por adicionar nos links :D
:***

Nat disse...

ele tinha bom gosto!
as vezes a gente dá tanta importância a aparência e não vemos que na verdade ele é só isso, aparência. a vida é muito mais que um arquetipo.
parabéns pelo texto!
bjão

DW disse...

preconceito é freqente.
mais julgar pela aparência é quase que normal para nós que fizemos isso o tempo todo,até sem intenção ;$ Complicado!
beijos :*

A n i n h a a disse...

Caraca!!
e será que os emos aceitaram ele?!
se aceitaram, pelo menos os emos não são preconceituosos e ele encontrou seu lugar!
(aii como eu falo besteira...)

Cara, deixa o índio ser feliz e ouvir metallica, como assim não pode?
povobesta!!

beiijos

Robs disse...

Otimo texto. Nos mostra direitinho como o preconceito pelo diferente é alarmante.
Enfim, as pessoas deviam mudar alguns conceito.
Bjos!