segunda-feira, 30 de junho de 2008

Sobre o ontem e o amanhã

(ao som de A onda - Engenheiros do Hawaii)

Usufruindo e fazendo jus ao apelido de "do contra"(mesmo que com algumas concordâncias comigo), fui iniciador de várias discussões, que não chegaram ao ponto de atiramento de tomates maduros ou de ovos, podres ou não, mas das quais foram tiradas algumas, mesmo que poucas e talvez sem utilidade, conclusões sobre assuntos.

Dentre os quais, estava a importância de um diploma no sucesso profissional de uma pessoa. Enquanto a maioria expunha a, diga-se de passagem muito coerente, opinião de que sem um diploma não há meios de se obter um verdadeiro sucesso profissional, e principalmente financeiro, este que lhes escreve há mais de um ano nesse semi-muito-quase-demais-tosco blog, insistia, muito mais para dar um ânimo à discussão, que era possível, e que eram vários os exemplos de empresários não formados, de gente que lutou muito para ganhar dinheiro e sucesso, e o conseguiu, mesmo que sem um diploma.

Deixei claro que com a exceção do presidente da terra-de-ninguém brasil, era possível sim. Abre-se um negócio. Cria-se uma nova maneira de administrar e/ou vender um produto. É possível sim, mas antigamente era mais fácil. E isso também me foi dito, argumento concordado, com certa inteligência*, por mim.

Eu nem queria analisar ao fundo a situação e a real possibilidade no passado e atualmente para pessoas que não possuem diploma, queria mais é movimentar a aula, de uma maneira inteligente, que fizesse o pessoal pensar. Um jeito muito diferente de motivação, mas que talvez tenha dado certo.

Por vezes não paramos para pensar que um diploma será sim, apenas um diploma, se não tivermos a cabeça no lugar para aproveitar, buscando sempre, novas oportunidades. Tem gente que vive de blog, mas eu não vivo. Então preciso de algo mais. Pois não sou bom com pessoas, por isso inventar uma nova forma de comércio também está descartado...

O amanhã me espera. Nos espera. Só que apenas aqueles que não o estiverem esperando**(***), mas mesmo assim estiverem preparados para qualquer coisa, conseguirão ter sucesso em um mundo em que não adianta mais ser inteligente(ainda bem...), saber falar inglês(what time is it?), ou ter mesmo um diploma.

É necessário saber. É necessário ter visão. Muito mais do que isso. É preciso buscar.

Mais uma vez, aqueles que esperam, saem atrás(fico pensando se não há um pleonasmo aqui) dos que buscam, dos que correm atrás.

O mundo não é justo mesmo. Mas há meios de burlar essa regra. Cada um com o seu, claro.

Tão tá!

*fica bem claro nesse momento que milagres acontecem
**fica bem claro nesse trecho, que os milagres são raros
***escrito apenas para que asteriscos fossem colocados - hahaha

Um comentário:

Vini Manfio disse...

CAMPANHA: UM COMENTÁRIO POR POST!

gostei