terça-feira, 10 de junho de 2008

Perfis e blogs

Cada pessoa que possui um blog, possui um perfil. E não escrevo aqui sobre o que aparece ao lado, que é o perfil opcional de cada um. O perfil em questão é o perfil do blog, o que cada um escreve, sobre o que, e como cada um escreve esse o que. E até acho que já escrevi algo do tipo, mas enfim, nesse blog, repetir não é um ato falho. Até porque, hoje, por duas vezes, fui alvo da antiguissíssima frase "quem não tem cabeça, tem perna".

Então, voltando ao perfil, como já li muita coisa internet adentro(se fosse afora eu estaria lendo livros), posso dizer que são vários os tipos de escrita. Blogs são coisas mais variadas do que nomes de ciclones, com a diferença que não levam nomes apenas femininos.

Tem gente que escreve dissertações sobre assuntos, analisando e comentando o assunto, seja ele atual ou pessoal, importante ou inútil, legal ou patéticamente chato. São textos, no mínimo, interessantes de serem lidos, pois há a chamada cultura(ou não) em questão. Há uma preocupação com a inteligência das pessoas, coisa que deve ser valorizada.

Mas há também aqueles que tentam expandir essa cultura simplesmente copiando textos da wikipédia ou de algum outro site, e o pior, na maioria das vezes, nem colocam o local original das informações. Ou seja, é uma cultura errada, porque mesmo sendo cultura, os meios para expandir essas culturas são os errados(e não me venham com Maquiavel e seus fins que justificam os meios).

Então. Há aqueles que escrevem textos engraçados. Realmente bons de se ler, satirizando, ironizando, qualquer coisa, desde uma melancia preta sendo vendida por mais de 6 mil dólares até uma gafe de um presidente semi-analfabeto, cujo país eu não vou me referir. São textos que a grande maioria gosta, porque a grande maioria é jovem. Mas há quem não goste, pois alguns usam palavras racistas, que mesmo em brincadeiras, podem, e devem, ser evitadas. Textos assim são bons, geralmente até que nos ofendamos com uma dessas tirações.

Mas há também quem insiste em copiar, e copia piada, sem dar créditos, e copia imagens, que mesmo sendo engraçadas, devem ter o seu crédito original. E pode ser um saco ler isso denovo, mas critico quem faz um blog apenas de "cola", principalmente quando não há um crédito ao original.

Há aqueles que colocam letras de música, exaltações de alguma coisa, situações rotineiras, que não precisam ser necessariamente crônicas, há aqueles que criam histórias, com ou sem inspiração na realidade, há aqueles que colocam vídeos(esses não precisam de crédito, porque é perceptível o lugar de origem), aqueles que retratam a sua rotina, que colocam apenas opiniões pessoais, aqueles que escrevem poesias, ou copiam, há também aqueles que acham que sem comentários o blog não pode existir, e oferecem até prêmios para quem for o centésimo, ou algum outro número, a comentar. Eblognfim, estilos, perfis, não faltam.

Ah, falta sim. Falta um perfil que descreva essa salada de bergamota com maçã e amora, banhada com Fruki uva que é o meu blog. Diferente de tudo, porque o tudo e o nada são tão relativos quanto à necessidade de escrever um texto em um blog, e quanto à necessidade de tu, que lestes esse emaranhado de palavras, com vírgulas, espaçamento, críticas e elogios, comentar no final do post.

Odeio quem pede comentário.*

Tão tá!

*eu não peço, apenas comento que quem lê poderia comentar... só isso

9 comentários:

Wanderson Mota disse...

Escute, é um dispautério, um desrespeito uma falta de educação e de coragem não comentar o teu blog!...Que coisa magnífica!...A pouco tempo criei o meu e já visitei outros, mas o teu...É o mais completo e autêntico! Já pensou em escrever novelas?..Não, não é gozação, é sério! Se você refletisse esse teu eu nela seria um sucesso!...Quando vi que seu ídolo é Jesus...Nossa Senhora, que maravilha!...Não pense bobagem de mim não, hahaha!...Quando li uma só postagem, pensei: Ou ele é louco ou então é louco; mas é bem, mais provável que seja louco!...Também escrevoi e me senti pequeno perto de tua genuidade! Me acessa aí e comente, ok?
www.wandersonautor.blogspot.com

É simples, mas é de coração! Quero ter conatos com pessoas como você que é como eu! E que pouca vezes, penso eu, deve ser comprendido! Garanto, serei um fiel ao seu blog!

Wanderson Mota disse...

Eba!Muuuuuuuuuuito obrigado, meu primeiro comentário!...Agora fala sério!VC tem 16 anos?...Não importa!...Agora,divulga aì vai...Fala para os seus amigos do meu blog!Quero o máximo de pessoas lendo a LUA CHEIA!...Ah, mais vc vai lembrar sim de ler todos os capítulos ou eu não me chamo Chapolin Colora..Ah, eu não me chamo assim...!Rsrsrs...O seu blog é demais o Tosco tambem!..Dou falando deles pra uns amigos aqui!...Até e me divulga! Uma relação de troca...sem malícias...vc me divulga eu te divulgo! At+!!!!!

Thata disse...

Oie!! seu blog eh bem legal!!!
Sabe como eu o achei? tava procurando por um perfil criativo ;D
Pois eh, eh bem chatuu quando a pessoa vai no seu blog e num comenta,mas fazer o q neh?!! bom pelo menos o blog eh badalado neh rsrs!!
xauzim fuiz

Dhara Guimarães disse...

Oiie, adorei seu blog,fiz o meu blog a 6 dias so q nele nao escrevo coisas de outras pessoas sao coisas minhas,que saem da minha cabeça .. na maioria das vezes a realidade ..
Vc esta de parabéns com o seu blog,espero q um dia o meu fique tao bom assim !
beijinhoos

Anônimo disse...

Tudo bem é com extremo prazer que visito este blog!apreciei intensamente o teu blogue!
tas a praticar um optimo resultado, existe por vezes tanto que escrever nos blogues!
Eu tenho uma pagina de de poker texas holdem sem deposito, visita la, e expressa como eu fiz aqui a tua impressao em http://bestpokernodepositbonus.blogspot.com/2010/11/novo-fornecedor-de-bonus-de-poker-sem.html !
acho que no teu blogue so esta ausente uma tool de traducao. De resto está muito bem escrito!
abraco

Anônimo disse...

hello, apareci aqui para dar a todos um óptimo 2011!
Fica bem

Anônimo disse...

Então como é? escreves temas extremamente giros no teu blogue....

Anônimo disse...

Espectacular blog, digamos que nao concordo com umas coisas que aqui disseste embora em aspecto geral até tens razão!

Anônimo disse...

Boa tarde!, o meu nome é Sofia estudo Engenharia Civil e gostei muito do teu blogue! Muito bonita sim senhora!
Aplica-se imenso com tudo aquilo que aqui observei.Hoje sempre há muito para falar nos blogs!Nada nada mais satisfatório do que deixar a nossa escrita na net!
Até amanhã :)