domingo, 4 de maio de 2008

Vitória e derrota

Síndrome no dicionário é tido como um conjunto de sinais que caracterizam uma situação ruim. Não estou falando de síndromes físicas, como a síndrome de Down, que é um distúrbio genético*, entre outras, cujos nomes são desconhecidos para a maioria, como as síndromes de Benjamin*(que é um transtorno de identidade de gênero, ou mais simplificado, transexualidade) e a síndrome de Raynaud*(que é uma descoloração das pontas dos dedos e de outras extremidades).

Mas falo de outras síndromes, psicológicas. Bom, só podem ser psicológicas, pois não há outra explicação para certos fatos. Domingo é um dia muito propício para tentar entender essas síndromes. Como por exemplo, a síndrome da inferioridade.

Alguns chamam de complexo de inferioridade, só que isso eu usaria(digo eu porque não sei mais o que é o certo perante à regras) apenas para pessoas, que se diminuem perante às outras. Se bem que isso é o que acontece. As pessoas se julgam inferiores às outras, e aí tragédias acontecem.

Essa síndrome da inferioridade, é muito comum em times pequenos, como os interioranos e aqueles que se julgam grandes mas não passam de pseudo-grandes. Falo em futebol e o exemplo desses pseudo-grandes é o Botafogo. Concordo que o juiz sempre ajuda o flamengo, mas nada pode passar por cima do complexo de que esse time não ganha nenhum título importante há mais de uma década. Nunca ganhou Libertadores e o único brasileiro da história foi roubado do Santos.

Os pequenos aqui no RS, como 15 de Campo Bom e Juventude, que mesmo tendo ganho uma copa do brasil, é pequeno, são um exemplo de sofredores da síndrome de inferioridade. Porque sempre vão à finais e nunca ganham. E não por méritos de quem ganha, mas por um fraco e mal-preparado desmérito de quem perde.

Não desmerecendo o Internacional, campeão gaúcho, mas se o Juventude tivesse um psicológico realmente preparado, não teria perdido como perdeu. Ridículo. A Internazionale na Champions League sofre com isso, assim como o Liverpool no inglês. A pressão é desculpa, só falta confiança, falta uma coragem e uma cabeça melhor voltada para entender e aceitar que a vitória é possível.

E o que o futebol nos passa hoje? Que devemos preparar o nosso psicológico para as derrotas? Não, como eu já disse, devemos nos preparar para a vitória. Porque o pior perdedor é aquele que não sabe vencer. Porque ganhar qualquer um pode ganhar, mas conviver com isso é para poucos. Por isso uns sobem e logo caem, porque não sabem se manter no topo. Não sabem conviver com as vitórias, as conquistas.

Só vence quem sabe que pode conviver com isso.

Atitude de vencedor, e .(ponto final)



*fiquei sabendo após ler na Wikipédia


Parabéns tricolor para o nosso co-irmão.

Um comentário:

Vini Manfio disse...

CAMPANHA: UM COMENTÁRIO POR POST!

eu coloco créditos