domingo, 24 de fevereiro de 2008

O ãhn? ataca novamente

Não há coisa mais decepcionante do que aqueles momentos em que conseguimos bolar uma frase engraçada e com fundamento, baseada em uma situação real, e que a outra pessoa não entende. Isso atrapalha qualquer conversa. Ambos os lados se sentem perdidos. Um, porque falou algo muito complicado para o outro entender. O outro, por se achar burro por não ter entendido. Então o que não entendeu deixa escapar um sinceríssimo "ãhn?" e o autor da frase incompreendida, repete a frase, seguida de um "a ta" ou um "não tinha entendido". Então os dois riem e fingem que nada aconteceu. É aquela do, eu finjo que te acho inteligente e tu finges que entendeu.

Frases assim surgem porque alguém não sabe direito um assunto ou sabe demais sobre esse assunto. Demais para a média de quem ouve, que pode até entender um pouco mas se perde no contexto geral. Falar frases engraçadas é um dom que poucos tem. Mas falar frases engraçadas, contextualizadas, pode ser feito por qualquer um que tenha um conhecimento grande sobre determinado assunto.

Uma frase fora do lugar sempre atrapalha o clima de uma conversa. Sempre um dos dois lados acaba se calando. E depois de inúmeras tentativas de ser engraçado de um jeito mais conhecido, o primeiro, que é aquele que falou a frase mais contextuadamente engraçada, acaba se calando, após suas frases ou piadas já não tão engraçadas, serem refutadas por um simples riso de agrado, aquele que as pessoas costumam dar só para agradar.

Perde-se muito tempo tentando agradar aos outros. E vejo que isso tem um lado bom. Quem ri só para agradar alguém, evita ter que fazer um depoimento para outra pessoa, por não rir das suas piadas e pedir desculpas por ter tratado essa pessoa seriamente demais. Mas sinceramente, prefiro fazer o depoimento, quantas vezes preciso, do que rir sem achar graça. Porque é perceptível quando alguém ri sem vontade ou sem sinceridade, que no caso é achar engraçado mesmo.

Que venham as aulas amanhã, e com elas algum assunto. Tão tá!

Um comentário:

Vini Manfio disse...

CAMPANHA: UM COMENTÁRIO POR POST!

nada veio
sem problemas