segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Não há tempo perdido, é preciso aprender

Eternamente enquanto dure, indispensável até ser inútil, legal até ser chato, amigo até não ser mais preciso. Todas essas relações fazem parte do dia a dia do mundo de uma maneira geral. Sou contra o eterno, acho que há exceções que são realmente indispensáveis em nossas vidas, do legal pro chato depende de como acordamos, só que a última...

Não vem ao caso o fato de banalização da palavra amigo, que pode ser a primeira coisa que veio a mente de quem lê o blog regularmente(aqueles que realmente acham que esse blog pode chegar um dia ao padrão de "não tão ruim"), até porque, se fosse banalização, eu teria que falar do eterno também(e o indispensável também é banalizado, extirpado e humilhado por alguns).

Sabe quando tu conheces alguém. Do nada, sem ter esperado, sem ter sido apresentado, no maior dos "sem querer" existente. Sim, pode ter sido em uma missa, um curso, algum lugar assim, onde não há muito contato físico, e às vezes, verbal. Ao acaso, diriam alguns. Então. Tu conheces a pessoa, aí chegas em casa e ela já te adicionou no orkut. Bah, alguns modernos até podem começar a pensar, se essa for do sexo oposto, no chamados "esquemas", enfim, coisas de gente moderna. Mas voltando ao assunto, tu estranhas por ela(a pessoa) ter lhe adicionado, até porque vocês conversaram muito pouco. Talvez ela nem seja uma conhecida ainda.

Então conversam por orkut e vão para o msn(antigamente tentavam trocar telefonemas ou cartas...). Conversam, tu e ela(a pessoa(2)) trocam idéias, até que se identificam um com o outro(a) e por aí vai. Encontram gostos semelhantes, acabam descobrindo que torcem para o mesmo time, enfim, por aí vai. Tu acabas lendo muita coisa que ela fala. Ela te manda um recado que está com vontade de falar contigo. Tu começas a se preocupar com essa pessoa, mesmo que tenha apenas visto-a apenas uma vez, ou nem isso.

Algum tempo passa, nada muito certo, e tu percebes que essa pessoa não lhe responde mais recados, raramente está disponível para conversa no msn e quando está, mal lhe diz oi. Então o que tu pensavas dessa pessoa se torna nada. Sim, parecia que viraria uma amizade interessante, ou quem sabe algo mais, mas não virou, nada. É. O mundo reserva muitas dessas coisas. Não precisa ser da maneira que eu escrevi. Pode ser diferente. Mas com o mesmo sentido.

Eu não escrevo isso como uma possibilidade. Escrevo como um fato. Essa geração, que eu tanto critico(e por vezes penso que deveria criticar mais, sem generalizar tanto), é muito vulnerável. Vulnerável aos que lhe cercam, à roupa da moda, ao site mais popular, ao programa mais visto. Vulnerável à qualquer coisa que lhes faça mudar, inclusive de time(se eu quisesse exagerar falaria em mudança de sexo, mas vou poupá-los disso, até porque eu acho isso uma idiotice). Vulnerável em idéias, sonhos, estilo de vida. Vulneráveis ao ponto de achar que só aquilo que lhes é necessário é o que realmente importa. Vulneráveis por achar que quando precisarem, aqueles idiotas que lhes ajudaram e que foram esquecidos por não serem os mais populares, bonitos ou ricos, voltarão e lhes ajudarão.

Já pedi tantas vezes que me criticassem por uma opinião, mas são poucos aqueles que sabem que uma crítica é mais importante que um elogio(até porque, eu não mereço elogios). Enfim, preciso melhorar e pensar mais. Mas não vem ao caso. Não vem ao assunto do texto.

Só que um dia a necessidade traz o arrependimento. Eu sei bem como é. Espero que todos aqueles que algum dia suporiam(do verbo supor) que alguém fosse dispensável, pensem um pouco em como seria estar do outro lado. Por estar dos dois eu sei como é. Maldito tempo de normal que tanto me traz à mente erros que cometi. O meu passado me persegue e me condena, e cada vez mais, percebo o quanto eu era um idiota, não que eu não seja idiota, mas pelo menos não sou mais um normal sujando esse planeta com idéias e atitudes patéticas.

Espero que um dia eu consiga reparar o meu erro. Não espero, e digo mais, nem quero que alguém perceba a sua vulnerabilidade comigo. Não. Apenas quero distância.

E como disse a Sil, a frase à seguir virou marca do blog.

Tão tá!

Um comentário:

Vini Manfio disse...

CAMPANHA: UM COMENTÁRIO POR POST!

"Eternamente enquanto dure, indispensável até ser inútil, legal até ser chato, amigo até não ser mais preciso."

não tenho mais palavras para dizer...