terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A letra importa?

Ouvir uma boa música é legal. E há momentos onde uma música pode fazer a diferença, seja para o bem ou para o mau. As músicas que tu ouves podem definir o teu jeito de ser, ou pelo menos a tua situação atual. Ou não também. A relatividade está na simplicidade mental nesse caso(?). Tá, a relatividade está então, no que tu achas legal ou não e se tu consegues expressar o que sentes e se precisa... enfim, é relativo e .

Alguns ouvem certo tipo de música e são chamados emos. Não vem ao caso o resto. Existem os punk, os metaleiros, os funkeiros, os pagodeiros, os cornos, enfim, muitas subclasses(??) de ouvidores de música. Nem preciso dizer o que ouço. Mas no caso, esse texto não vai falar sobre isso.

Eu gostaria de conhecer a pessoa que sabe toda a letra de todas as músicas que ouve. A menos que esse ser ouça apenas uma banda, que lançou apenas um cd, ou LP, ninguém consegue decorar todas as músicas.

Agora vem a pergunta, a letra importa? Sim, a letra da música influencia? Tu sabes o que significam as letras que tu cantas? E não precisa ser apenas em músicas em inglês. Tem gente que canta, que se forem perguntados, não saberão responder o que é cantado na música, mesmo que ela seja em português. Tem muita música de funk que não dá pra se entender. Rap também. Enfim, esses tipos, rejeitados por mim, mas acabo escutando pelos animais dos meus vizinhos colocarem essa música no mais alto volume.

Tu podes até estar cantando "sou gay" e não saber. Mas engana-se aquele que pensa que estou criticando as músicas em outro idioma. Pelo contrário, geralmente, elas têm letras mais legais. Ou não.

Qual a letra mais bonita e/ou legal que tu já ouviu ser cantada em uma música? Poucos aqueles saberão responder. Eu acho também, mas posso estar enganado.

Outra pergunta para quem lê isso aqui. Tu ouves uma música só pela letra? Respondo eu que não. Eu não ouço só pela letra, mas pela melodia. Gosto de rock antigo e as letras do Creedence são muito legais pra mim. Gosto de algumas letras do Foo Fighters e do The Cure. Mas não ouço a música só pela letra. Uma música bem instrumentada é, algumas vezes, melhor que uma música apenas com letra bonita.

Bonita ou não, acho que a letra tem pouca influência, até porque geralmente, presta-se mais atenção na melodia na primeira vez que se ouve uma música.

O carnaval acabou. Ainda bem. Que venha a Quaresma(não o Quaresma, do Porto).

Tão tá!

Um comentário:

GrazieWecker disse...

eu não ouço nem pela letra, nem por ser bem instrumentada... porque as vezes o que é ouço não é bem instrumentado, é apenas instrumentado... o que importa para mim, no fundo, é o ritimo. ouço musicas mais lentas, mas fico agoniada. gosto de ouvir musicas que de para balançar a cabeça e bater o pé..