quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Os 10 mandamentos

Eu estava fazendo um diálogo para postar aqui mas, acabei perdendo o rumo por ter que ir a aula hoje à tarde. Mas tudo bem, outro dia começo outro. Mais legal ainda, se é que aquele seria legal.

Agora, enquanto refletia sobre algumas coisas, pensei em como seria viver sobre os mandamentos da Bíblia. Pensei isso inspirado na matéria que saiu na Superinteressante desse mês. O cara passou um ano, se não me engano, vivendo sobre as leis da Bíblia. E constatou que você acaba tendo que escolher quais leis seguir. Porque não adianta, não dá para seguir todas.

Mas diminuindo isso, vivendo sobre apenas os 10 mandamentos da lei de DEUS, como será que o mundo seria? Sei que alguns leitores não acreditam NELE(cada um tem a sua escolha, mas pelo menos não seja um falso ateu que quando precisa recorre à ELE) e outros podem ser de outra religião(desde que a mesma tenha um fundamento aceitável, tudo bem, igreja exploradora que vá pro quinto dos infernos), mas acho que o mundo seria melhor.

Não haveriam muitas coisas, como roubos e traições, mas acho que o principal seria que o mundo seria um lugar pacífico. Paz mesmo, sem guerras ou coisa alguma. Mas um dos que eu acho mais legais, é o 10° - Não cobiçar as coisas alheias. Resumindo, não serás invejoso, não serás ganancioso.

A ganância é o mal que acaba gerando guerras. Nem preciso dizer porque o Iraque foi invadido pelos EUA no ano passado(ou retrasado?), ganância, eles queriam mais petróleo e para isso usaram uma desculpa de que haviam mísseis nucleares lá. Pro inferno EUA. Pro inferno todos os gananciosos, que atrapalham, mentem, roubam, prejudicando outras pessoas, só pra conseguir o que querem, que geralmente é dinheiro.

Os 10 mandamentos deveriam ser seguidos por todos e confesso que se eu mesmo seguisse todos, minha vida seria melhor. Mas já fico parado no 2° mandamento - Não falarás o Seu santo nome em vão. Quantas vezes eu tentei mas ainda não consegui parar de falar "por DEUS", ou "meu DEUS", em uma frase exclamativamente negativa. E não cumpro o 3° também.

Mas tento sempre melhorar e seguir cada vez mais os mandamentos, pois eles foram um sinal DELE, para que, se seguíssemos, vivêssemos melhor.

"Amarás o senhor teu Deus com todo o seu coração, com toda atua alma e com todas as suas forças" (Dt - 6,5).

"Não pronunciarás em vão o nome do senhor teu Deus"(Ex -20,7).

"Lembra-te do dia de Sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias e farás todas as tuas obras. O sétimo dia, porém, é o Sábado do senhor, teu Deus. Não farás nenhum trabalho"(Ex 20,8-10).

"Honra teu pai e tua mãe"(Dt 5,16; MC 7,8).

"Não matarás"(Ex20, 13).

"Não cometerás adultério" Ex20, 14; Dt5, 17).

"Não roubarás"(Ex20, 15; Dt5, 19).

"Não apresentará um falso testemunho contra teu próximo" (EX 20,16).

"Não cobiçaras a casa de teu próximo, não desejarás sua mulher, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo"(Ex 20,17)

10°
"Não cobiçarás coisa alguma que pertença ao teu próximo" (Ex 20,17).

Abraços!

2 comentários:

GrazieWecker disse...

sabe... esses dias eu estava refletindo sobre os regimes de governos, sobre o capitalismo, o socialismo, comunismo, enfim...
concluí que o anarquismo seria perfeito se as pessoas seguissem estes dez mandamentos, porque o governo só cria as leis porque o ser humano não sabe viver direitinho sem ser punido...

Unknown disse...

eu só acho que deveria ser abolido aquele que fala em não pecar contra a castidade