sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Cultura

Apavorado. Acho que essa é a palavra que melhor define o meu sentimento hoje, com relação ao que ouvi. Apavorado, porque não consigo ainda acreditar que existam pessoas assim.

Para começar, ouvir um gaúcho, nascido gaúcho, mas infelizmente criado plaiboizinho brasileiro, dizer que a cultura gaúcha é um lixo é algo que me deixou apavorado. Sim, dizer que a sua cultura, a cultura do lugar onde nascestes é um lixo, é ridículo, patético.

Dizer que a semana farroupilha é apenas uma semana pra comemorar uma derrota para os brasileiros, é ridículo. Odeio quando alguém diz algo como esse.

Negar a tua cultura, coisas que os teus antepassados batalharam muito para construir, é ridículo. Não me digam que eu nego a cultura brasileira porque é mentira, até porque, nego esse "ser brasileiro", por isso a cultura não vem ao caso. Não gosto de algumas mas, respeito a cultura brasileira, porque acho que toda a forma de cultura, tudo o que pode ser útil e importante para construir moralmente uma pessoa, é fundamental.

As pessoas que negam essa cultura, estão negando um passado, que por mais sujo e vergonhoso que seja, existiu para que hoje construíssemos o que somos.

A cultura gaúcha é rica em vocábulos(onde mais é dito bergamota, mumu, negrinho(para brigadeiro)???), em tradições(só a semana farroupilha já é uma tradição imensa) e em costumes(tomar chimarrão). O que mais precisa ser feito para que idiotas como esse que negou a sua cultura coloquem a cabeça no lugar e vejam tudo o que o passado nos deixou de bom.

A parte onde eu disse por mais sujo e vergonhoso que tenha sido esse passado deve ser levada em conta em alguns aspectos, dentre outros, o brasil ter conquistado a sua independência sem luta, porque um plaiboizinho queria um país para governar. Mas esquecer as coisas ruins já é tão rotineiro que essa parte do passado deve ser esquecida também.

Seguir a cultura é uma coisa que poucos fazem, até porque duvido que essa pessoa saiba 1 frase do Hino Rio-Grandense. Mas pelo menos respeite o que nos foi deixado de herança.

Tenho a certeza de que entre tomar um refrigerante de uma multinacional e um chimarrão, a grande maioria beberia o refrigerante. Pouco a pouco essa cultura vai se perdendo, mas o que me deixa menos preocupado, é que existam ainda alguns bravos gaudérios, gaúchos que mostram orgulho de ser gaúchos, gaúchos que lutam para cultivar as suas tradições.

Enfim, deixando o lado gaúcho de lado, acho que todas as formas existentes de cultura vão se perdendo, a medida que as pessoas acham que o popular, o "grife", seja o que realmente importa. A cultura está aí, mas são poucos que a vêem, que importam-se com ela.

Não peço que idiotas como você, que disse aquela besteira, sejam gaúchos de verdade, apenas respeite a nossa cultura, as nossas tradições.

Um comentário:

Unknown disse...

aonde eu assino?