quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A simplicidade que poucos dão valor

Voltando da biblioteca(isso mostra que esse maluco também lê livros, ou pode mostrar que eu fui lá só porque a minha mãe trabalha lá) segunda à tarde, acabei percebendo o quando simples são as coisas naturais.

O primeiro de tudo é o sol. Não podemos olhar para ele(sem métodos tecnológicos, como usar o disco rígido de um disquete porque isso deixa o sol marrom), mas isso não importa. Sentimos o calor do sol. Esse calor que nos dias frios nos aquece(olha a que conclusão eu fui chegar...), nos dias quente nos faz reclamar do porque está tão quente. Ninguém vive sem o sol. Nada existiria sem ele. Nada mesmo. Não devemos reclamar do Sol(agora com letra maiúscula pois lembrei que é nome próprio), pois a culpa por esse calor enorme atual todos sabemos de quem é.

Os que se dizem poetas insistem em comparar olhares com raios de sol(letra minúscula pois pode ser outro sol, não me refiro ao todo poderoso - tá, não tem nada a ver, mas eu tenho que incrementar isso). Mas se olhares são raios de sol, como ninguém ficou cego ao ver um desses? Tá, brincadeiras a parte, não gosto muito dessas comparações, pois são todas cópias de poetas antigos que, esse antigos sim, sabiam o que escreviam. Os poetas atuais não criam mais nada, só adaptam textos dos antigos e se sentem originais. O Sol pode ser visto sim. Quando ele chega e sai do nosso alcance. O nascer e o poer(verbo em latim) do Sol são duas imagens que fascinam. Isso nos faz ver o quão bela é a tal da natureza.


Outra coisa super simples e que muitos sempre insistem em reclamar principalmente gurias e sua fase futura, as mulheres) é o vento. Qual a culpa do vento no fato de o cabelo delas se desajeitar? Tá, foi o vento que desajeitou-o, mas ele não tem culpa. Num dia quente, ninguém reclama do vento. O vento é o ar em movimento(isso todos devem ter aprendido na maternidade escolar), é invisível(a não ser que venha com uma nuvem de poeira junto, mas a cor é da poeira, não do vento). É algo que não podemos ver, apenas sentir. Como o calor. O vento, analiso eu, nos mostra algo importante. É importante saber que somos apenas vento nesse mundo. Não somos eternos, somos apenas passageiros aqui na Terra. Só Ele(em referência a DEUS) é eterno. O vento, pelo menos pra mim, me deixa aquela lição de que, devemos deixar para trás coisas ruins. É só ver o exemplo: quando venta bastante, sempre tem alguém correndo atrás de uma nota de dinheiro ou de um papel importante. O vento leva isso. Ele não leva coisas ruins(pense cada um a sua coisa ruim). Ou seja, é como eu disse, o tal do deixe para trás as coisas ruins, não para ir atrás do dinheiro(que foi citado pois uma situação como essa já aconteceu comigo), mas sim das coisas importantes(como também foi citado). O vento se torna visível quando vemos uma árvore que tem suas folhas em movimento(frase horrível mas deu pra entender).


Outra coisa que eu acho importante lembrar é a água(não, eu não vou lembrar os cinco elementos, que seriam, eu acho, água, terra, fogo, ar e ... sempre falta um). Mas não a água que bebemos. Quero dizer a água em movimento(se o ar em movimento é o vento, a água em movimento recebe que nome? hehehehe), seja das chuvas ou de uma cachoeira, por exemplo. É difícil lembrar um som que acalme tanto quando o som de uma pequena queda d'água. Não me recordo de nenhum agora. Um som que acalma, que dá tranqüilidade. Parece que os pensamentos fluem melhor. Alguém consegue explicar porque quando chove é melhor para dormir? Não, porque para isso não há uma explicação científica(nota: odeio cientistas que acham que sabem tudo), e mesmo que houvesse, ficaria com a teoria de que o barulho acalmante da água é que faz a pessoa dormir melhor em dias de chuva.


Ver que o dia já amanheceu(sorria, sorria... que um lindo dia amanheceu- poucos entenderão), sentir o vento ou ouvir o barulho da água em queda, são coisas simples, que a natureza proporciona. Imaginem um mundo com menos prédios. Menos carros. Menos desigualdade. Um mundo mais simples. Imaginem. Se você pensou em uma das imagens que eu tentei descrever, fico feliz. Um mundo mais simples, baseado nessas coisas simples que Ele nos proporcionou é o que precisamos.

Ótimo resto de semana a todos...

Um comentário:

Anônimo disse...

Linas imagens. A natureza é a coisa mais simples que tem na vida (do meu ponto de vista)
E eu sou uma dessas que nao reclama do vento bater =D
Acho que a coisa mais insana da natureza concerteza é a praia. Nao que eu goste de entrar no mar, mas as ondas a briza. Como um som emitido pela natureza de traz calma né? E o mais engraçado é que ela NUNCA está do mesmo jeito apesar de estar sempre ali. Voce nunca casa daquela visão!
é uma coisa incrivel mesmo =)
Bjos