terça-feira, 28 de agosto de 2007

É fruto da imaginação

Ao som de Sinceramente - Cachorro Grande, escrevo nessa tarde de terça-feira. Uma dia quase ensolarado nesta pequena mas bem legal cidade de Frederico Westphalen.

Falando com a Sil ontem, ela me sugeriu que escrevesse sobre sorte após ter dito a ela que desacreditava nessa coisa. Sim, não acredito em sorte ou azar.

Acredito na competência de chutar uma bola no ângulo e fazer o gol da vitória e não numa possível sorte de esse ter sido o primeiro gol feito pelo jogador. Acredito em trabalho, dedicação e vontade de conseguir, coisas que são as verdadeiras "sortes". Desacredito que em sextas-feiras 13 não devemos quebrar espelhos, ver gatos pretos ou passar por baixo de escadas. Desacredito pois como quanto a sorte, não acredito em azar. Não acredito que você tenha quebrado a perna antes de um campeonato importante por azar. Não. Quebrou a perna por conseqüência de alguma coisa que você fez, isso é tão óbvio quanto ser político e desviar dinheiro público. Não sei como a maioria mais do que absoluta acredita em sorte e azar.

Ganhar na loteria é sorte. Não. Ganhar na loteria é uma coisa muito difícil. Só isso. Quem ganha não é sortudo, mas um novo rico.

A sorte e o azar não são coisas que se possam explicar. São coisas em que se acredita ou não. Acho que pode ser considerada a fé dos fracos, aqueles que não acreditam em Deus.

E existe tanta besteira feita em virtude de achar que se está com sorte ou com azar que fica difícil pensar em apenas um exemplo, mas como tenho que lavar a louça agora, vou tentar ser breve.

Essa de esse ou aquele ser o seu dia de sorte depende do ponto de vista. Porque se você só vê as coisas ruins do seu dia, claro que vai ficar pensando que está em um dia de azar. Tudo se torna azar. Mas se você passa a ver o lado legal e realmente importante das coisas e dar um sorriso e rir daquelas que não são boas, vai achar que é um dia de sorte.

Ninguém considera sorte nascer. Mesmo que o espermatozóide que lhe gerou tenha competido com outros milhões. As pessoas consideram sorte alguém sair vivo de um acidente.

Essa sorte está muito associada ao "coisas que são difíceis de acontecer mas podem acontecer". Escapar da morte, em um acidente de carro, por exemplo, é difícil. Aí passa a ser sorte. Mas não é muito mais difícil um espermatozóide ganhar de outros milhões?

Fica a minha dúvida.

Não muito bem esclarecida essa situação, se algum dia houver vontade de minha parte de escrever algo mais bem escrito, escreverei. Agora fui, porque a louça me espera

Um comentário:

Anônimo disse...

e q fique tudo bem lavado
auhssuhauhsahusahusahusauh