sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Colar ou não colar

Fui mal em uma prova de química, o que resultou em uma nota abaixo da média, mas sem problemas, estou tranqüilo. Sim, tranqüilo, não (sim, não) pela nota, mas porque vi que daqueles que tiram notas, algumas muito, superiores a minha, alguns colaram.

Alguém logicamente vai pensar e dizer, do que ele está reclamando, colar é tão normal, mas já digo que não estou reclamando, apenas constatando que, quem colou acabou indo muito bem. Isso obviamente não reflete o conhecimento e o que esses alunos fazem em aula.

Não vou bancar o professor dizendo que colar é errado. Mas eu não colo em provas. Isso digo com muita tranqüilidade. Não colo, porque aprendi que isso é errado. E desde sempre procurei fazer o certo, nesse caso não colar. Acho que quando eu era criança meus pais me ameaçaram para que eu não colasse, senão iria apanhar se fosse pego colando. Porque acho estranho isso, nem vontade de colar de alguém eu tenho.

Não sou CDF, a minha nota de química reflete isso (a de português também e a de geografia deveria ter sido melhor). Também não sou aquele que mesmo não sendo muito inteligente, se dedica muito. Acho que tenho facilidade em aprender as coisas, mas tenho problemas em memorizar. Por não ser nenhum desses dois tipos de aluno, é que acho estranho que eu não cole em provas.

Talvez o real motivo é a tal da responsabilidade moral. Acho que o sentimento de ter feito algo errado iria me incomodar por muito tempo (eu sei como é fazer algo errado e se arrepender, isso só me atrapalharia mais ainda). Ter a consciência tranqüila é algo muito importante pra mim. Mesmo indo mal, ou pior ainda, acho que não apelaria para esse tipo de coisa. É errado. Mas não vou criticar quem faz isso. Pois não tenho idéia da quantidade de gente que já colou em prova.

Fico pensando se o fato de souber que colaram não atormenta alguém, existe uma falta de caráter da pessoa. E acabo concluindo que sim. Pois esses chamados “futuros da nação”, serão os nossos políticos, juízes, etc. Se não lhes atormenta saber que fizeram algo “tão pequeno”, eles irão se acostumar a serem pessoas com desvio de caráter, ou seja, poderão desviar dinheiro, subornar, etc. para ganharem algo com isso, e não sentirão arrependimento algum.

Não sei como terminar o texto. Só digo que não ficou muito legal, mas tudo bem. Não olhei o número de visitas do blog nos últimos 3 dias, mas não deve ter sido muito bom. Mas desde março sei que este blog já recebeu mais de 4000 visitas(dos cinco continentes, digo de passagem). Enfim, agradeço a todos os que lêem o blog, e, quem tiver uma sugestão, deixe ela nos comentários.

Abraços e bom final de semana a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

ta loco
esse seu coordenador devia te estudado
uhasusauhashasuhasuh
cpz
episodio:akele q o seu madruga esta pintando a cadeira
quico suja a camisa do seu madrug com o pincel e quando o senhor barriga lhe promete uma camisa mas velha a camisa e a chiquinha solta:
"nao faz mal, podemos recortar e fazer 3 os 4 lençois"
uhasauhsahsuhashuahuashuashuashuasuhsahasuhusauhashuashusauhsaushahaushuashusahuashusahusahusauhsahusauhsahusasauhasuhhusauhashuashusahuash
viva o chaves