quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Só isso ou tudo isso?

Quem em sua fase adolescente não ouviu a famosa "você precisa amadurecer" ou algo semelhante? Os motivos para ouvir essa frase podem ser muitos. Os guris, por exemplo, ouvem essa frase de uma guria(e como as gurias preferem os mais velhos), mas realmente não entendem porque são chamados de imaturos(não seria imaduro? hehehe). Alguns são chamados assim com muita razão, mas às vezes existe o preconceito.

Eu me explico. Você conversa com alguém, no caso uma guria. Aí, conversando, os dois se entendem. A guria se interessou no guri. Aí ele diz a idade(a pedido dela, que deveria estar curiosa). Mas ela acha ele novo demais(mesmo eles tendo a mesma idade). Ela nem conhece ele muito. Discrimina o piá porque ele não tem uns 20 anos. Isso é sacanagem feminina. Sacanagem mesmo.

Deveriam todos(principalmente todas), saber que a maturidade não depende da idade, mas sim da vivência da pessoa e dos seus conhecimentos(não necessariamente sobre física ou química). Esse conhecimento deveria ser levado em conta.

A idade é uma coisa que deveria, eu disse bem, deveria, apenas decidir se você pode votar(em algum corrupto ou anular o voto) ou dirigir(não devo dizer que define se você comprar bebida alcoólica com mais de 18 passa a ser algo legal, porque isso não é fiscalizado). Até porque não há idade mínima para se entrar na faculdade. E olha que quem entra na faculdade ganha respeito, até que diga a sua idade.

Aquela antiga de respeitar os mais velhos vale. Mas o que não vale é que esse mais velho se aproveite e tire proveito(não me peçam exemplos aqui...). Outra situação de idade é aquela de que uma menina precisa ter, não sei, certa idade para começar a ir a festas. Primeiro, se ainda existe isso(existe uma proibição por motivo de evitar o surto de preocupação da mães), é bobagem(quem diria eu defendendo aquelas que algumas vezes são preconceituosas), segundo... bom, não tem segundo, esqueci o que eu ia escrever.

A maturidade é demonstrada em pequenos atos. Não é falando como um estudante de faculdade ou dirigindo um carro que se tem maturidade. Também não é porque você tem 15 anos(eu tenho 15 anos) que não se tem maturidade. Não é rápido o processo(se é que ele existe) de descobrimento(ou descoberta) do nível(cada um faça a sua escala, seja de 1 a 10 ou de 1 a 100) de maturidade que cada um possui. Mas isso fica mais simples quando vemos a pessoa agindo. Como eu disse, não importa se você fala coisas inteligentes ou só coisas que para quem lhe ouve não tenha sentido(desde que pra você faça sentido), o que importa é que na hora de se mostrar maduro(como naquele dia em que você aceita uma crítica e entende o porquê dela), você mostre ser maduro.

É tão simples... só não fiquem pensando que esse texto foi por causa de uma decepção amorosa minha. Não. Foi porque acabei percebendo em um ambiente simples e favorável que o tratamento comigo mudou após eu falar que tinha 15 anos. Pois é. A vida é assim. Abraço a todos...

"a turma da baderna tá de prontidão..."

2 comentários:

Prof. Diogo disse...

dae vini concordo com esse lance de maturidade. quando voce tiver 19 também vai querer se aproveitar das menininhas ingenuas de 15. Sim eu disse ingenuas porque elas apenas pensam ser mais maduras quando na verdade são apenas mais paranóicas. Ta certo os loucos como nós que não se importam se tão ou não agradando. viva a republica dos pampas e não c esqueça de postar no blog da galera do pl tbm. falo mano abração!!!!!

Anônimo disse...

É, esse preconceito existe!

Já fui assim, mas ao namorar um 23 que era muito idiota percebi que estava errada!

Maturidade não vem de idade, a idade só diz (algumas vezes) que já passamos por mais coisas que alguém mais novo!

Beijoos =**