sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Futebol para as mulheres

Como ouvi hoje que mulher não entende nada de futebol, resolvi escrever o que estivesse na minha cabeça no momento de escrever(??? - hahahaha).

Bom, em primeiro lugar gostaria de dizer que é um preconceito tão grande achar que mulher não entende de futebol assim como é preconceito achar que homem não gosta de poesia(eu quis dizer poesia de verdade, não essas coisas atuais que uns babacas insistem ser poesia). Esse tipo de preconceito é tosco, beirando o ridículo.

Mulheres podem gostar(são poucas, mas elas existem) sim de futebol. Podem assistir jogos e comentá-los. Podem até dizer se o juiz é ladrão ou não. Se foi pênalti ou não. Porque não poderiam?

Existem muitos que se consideram "os caras"(entre aspas, começando por os... me lembra uma raça maldita que habita o planeta - hehehe) e que não sabem dizer qual é o campeonato interclubes mais antigo do mundo(essa poucos sabem, mas quem diz que sabe muito, deve saber que o campeonato interclubes mais antigo do mundo é a FA Cup, ou Copa da Inglaterra).

As mulheres precisam fazer a sua parte para conseguirem falar sobre futebol com homens. Primeiro elas devem se dedicar ao entendimento, não dizer que o que importa é olhar as pernas dos jogadores(o que a grande maioria das mulheres faz) e nem preferir arrancar uns pelos no dedão do pé ao invés de assistir futebol.

Elas devem assistir jogos, sim, isso é fundamental para que possam entender e se possível, ler revistas e sites especializados no assunto(como qualquer outra pessoa que está interessada em algum assunto).

Existem muitas mulheres que entendem mesmo de futebol. A Renata Fan(ex-Record e atualmente na Band), a Marília Ruiz, entre muitas outras que não lembro o nome. Elas mostram que entendem mesmo. Levam o futebol a sério.

Bom, cheguei no ponto crucial. Se uma mulher não leva o futebol a sério, desista de querer respeito futebolístico(hehehe) junto aos homens. Não querendo ser machista, mas para querer falar, além de entender deve-se levar a sério o esporte.

O futebol é uma paixão, algo que faz com que nós(a grande maioria do público) homens parar mesmo o que estamos fazendo. O nosso time do coração(no meu caso, o Grêmio) ocupa pelo menos alguns minutos do nosso dia, para que possamos saber notícias sobre contratações, jogos e tudo o que está relacionado ao clube.

Outro ponto onde algumas mulheres pecam é a fase. O time está bem(tudo em linguagem futebolística) elas torcem. Mas se o time está mal, nem de futebol elas gostam mais. Digo que vejo a alguns anos que as gurias gremistas dão exemplo para as torcidas femininas, não só do resto do brasil, mas do resto do mundo, pois mesmo na segunda divisão, mesmo com a derrota na final da Libertadores, elas iam as ruas, vestindo a camisa e cantando o hino. Lindas elas e lindo o gesto.

Enfim, gosto de discutir futebol com uma mulher. O ponto de vista é sempre mais calmo. Só odeio fanatismo. Pessoas fanáticas me irritam, pois levam a sério demais certas coisas. Futebol é coisa séria, mas só como futebol. Levar para o lado pessoal em meio a uma discussão futebolística mostra que a pessoa é fanática e não sabe torcer.

Saber ganhar, saber perder... é a vida de torcedor... que as mulheres felizmente estão cada vez mais aprendendo.

Bom final de semana a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

domingo grenal
q venca o melhor, e q esteje presente a paz no jogo(apesar da rivalidade)
a volta de Fernandão ao time colorado, agora faz dupla com o adriano
uh, terror Fernandão eh matador
a-ha Adriano Drogba
hehehehhehehehehe

nah disse...

Concordo, sou mulher e adoro futebol. Desde criança, acompanhava os jogo do Grêmio com o meu pai, e hoje não perco os jogos, leio as notícias, visto a camisa e até discuto sobre impedimento e esquema tático com alguns homens.

Lenise Souza disse...

É verdade, eu mesmo conheço muito homem que não gosta de futebol e muitos que gostam mas não entendem, eu adoro e entendo o suficiente para assistir uma partida e comenta-la depois, na maioria das vezes com homens...hehhe

Abraços.