quinta-feira, 20 de setembro de 2007

20 de setembro, o DIA DO GAÚCHO

“Não me perguntes onde fica o Alegrete, segue o rumo do teu próprio coração...”

Acho que inspirado no final do show que vi com o Ricardo e com o Fão ontem(sim, antes estávamos comentdo xis no carlinhos, onde também estava o grande Diogo) que escrevi esse trecho.

Mas, hoje é 20 de setembro. O resto do país se pergunta porque estou dizendo isso. Com muito orgulho, digo que hoje é o meu dia. Não só meu, mas o dia de milhões de outros gaúchos, altos, baixos, gordos ou magros, que tomam Polar e Fruki ou apenas chimarrão. Gaúchos que chamam uma pasta feita a base de alguma fruta(como uva) de chimia e não de geléia. Gaúchos que vêem um derivado de leite meio escuro, da cor de um pé-de-moleque e chamam de mumu e não de doce-de-leite.

Gaúchos que comem bergamota e não tangerina ou mexerica. Gaúchos que torcem para Grêmio ou Inter, ou qualquer outro time de raça como o Ypiranga de Erechim, o Gaúcho de Passo Fundo ou o Brasil, o Farroupilha ou o Pelotas de Pelotas. Gaúchos que sabem o quão lindo é o hino do seu estado. Bom, para mim não é um estado, é uma nação. Dependente apenas politicamente do resto do tal país.

Gaúchos que quando vêem alguma coisa vermelho, verde e amarelo imediatamente lembram de sua bandeira. Seu manto sagrado. Gaúchos que lutam por uma vida melhor, que estão sempre buscando o que parece impossível, ou no mínimo improvável.

Gaúchos, gaúchos de verdade, que têm o meu apreço. Os traidores daquela época impediram que nós hoje, tivéssemos um país rico, livre de pesos mortos. Um país que estaria entre os grandes do mundo, pois somos um povo trabalhador, que faria as coisas renderem e evoluírem.

20 de setembro, dia da proclamação da República Farroupilha. Bento Gonçalvez, Netto, entre tantos outros guerreiros, muitos com nomes desconhecidos, que lutavam por um ideal. Bando de malucos, todos que lutaram de verdade merecem um muito obrigado, não só meu, mas de todos os verdadeiros gaúchos que hoje, comendo churrasco, tomando chimarrão ou de qualquer outra maneira, homenageia essa nação.

Viva o povo GAÚCHO, esse é o nosso dia. Comemoremos, cantando o nosso hino durante o dia. Porque todos nós sabemos que... querendo ou não “...SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS, DE MODELO À TODA TERRA...”. Seja no futebol, no judô ou na exportação de carne de gado. “...Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo...”, por isso que hoje aquela coisa acima geograficamente de nós, é uma bosta.

Não adianta. VIVA A REPÚBLICA FARROUPILHA!

4 comentários:

Prof. Diogo disse...

Não nos esquesamos dos nossos mais valorosos guerreiro, me refiro aos Lancaeiros Negros de Teixera Nunes, eram a tropa mais valente da Revolução Farroupilha, traidos por seus lideres em troca de interesses da elite não exitaram em morrer por sua causa de liberdade, não me venha com utopias pois nesta revoluão apenas para os Negros a causa era pura e justa, pois lutavam por Liberdade e não por interesses financeiros...
Se não fosse pela coragem dessa tão valorosa tropa certamente sairiamos desta guerra derrotados e humilhados

Anônimo disse...

Nossa estive proucurando sobre dia do Gaúcho para fazer um trabalhoe acabei vindo parar aki..Sou natural do Rio Grande do Sul..Muito lindo e correto tudo que esta escrito aki!
bjs

Bý:' Gabiih_.:

Maria Eliza disse...

MUITO legal! Mas tdo dia deveria ser dia do Gaúcho.
Moro distante do Sul faz tempo, mas sou apaixonada por este povo batalhador, que faz a diferença por onde passa, que cultiva sua tradição de qualquer jeito.
Carrego comigo um enorme orgulho por ser gaúcha, adoro tomar chima vendo o sol se por e comer uma deliciosa polenta. E as músicas? Ah, a música nativista...Saudade demais das coisas simples e gostosas do Sul.
Parabens!!! Para nós tods...

PURUK disse...

Nossa quanta saudade do meu rio grande velho minha terra querida de Venâncio Aires que a algum tempo deixei e quão e maravilhoso esse texto.PARABÉEEEEEEEEEEEEEEENSSS A TODOS NOS GAUCHOS QUE POR MAIS DISTANTES QUE MORAMOS NOSSO CORAÇÃO SEMPRE CONTINUARÁ LA.