quinta-feira, 13 de março de 2008

Só na minha cabeça

Estou naquela fase de pensar e não pensar. De olhar e não ver. De tentar e não conseguir. De estar vivo mas nem perceber isso. De escrever sem sentido. Bom, tirando a penúltima, as outras são rotineiras para seres humanos como eu. Incrível como não faço a menor idéia de como escreverei. Incrível como eu sempre escrevo isso.

Fiquei afastado ontem, de tudo relacionado a computador, mesmo usando o computador de noite. Mas não postei em nenhum dos blogs, até porque estava pior do que hoje, criativamente falando. Aula cansa, mas nem vou reclamar. É preciso.

Se bem que eu discordo do sistema educacional. É tudo tão sintetizado e grande parte disso não será usada em nossas vidas. Parece o típico discurso de aluno que não quer estudar, mas a coisa está errada. E nem é tanta culpa do semi analfabeto que os brasileiros elegeram e adoram chamar de presidente, o tal do cachaceiro amigo de pobre e de índio.

Se eu tiver a intenção de cursar, algum curso na área de exatas, porque preciso perder tanto tempo me dedicando a estudar, só para ganhar nota, matérias como literatura e história? Ou o contrário, se eu sou um aficcionado por história, porque me incomodar tanto com a chata da matemática. É perda de tempo e de capacidade.

Nesses anos do ensino médio, sugiro eu, mesmo tendo a certeza de que isso nunca acontecerá, que haja uma especialização ao invés dos 3 anos do 2° grau. Eu só aprendo, e de maneira muito mais intensiva, o que eu vou ocupar na minha profissão, assim, terei um conhecimento mais amplo. A sociedade teria profissionais mais especializados. Quem gosta, vá pro laboratório ou fique grudado em atlas.

Não adianta, mesmo sendo bom aluno, gostado, ou pelo menos fingindo gostar, de todas as matérias, sempre há aquela onde a vontade é maior, a dedicação é maior. Seriam, nesse meu sistema que só existe na minha cabeça, 3 anos de preparação para o vestibular, que seria específico também. Eu não preciso de literatura se vou fazer física, assim como não preciso de matemática, para ser um professor de história.

O básico, se aprende até a 8ª série. Sim, até a 8ª, o básico usado de outras matérias em determinada área é aprendido.

Enfim. Apenas uma teoria, que nem foi bem explicada, mas já consegui escrever algo, mesmo que meu olhos estejam cansados de ler.

Nota: mesmo lendo, lendo, lendo, lendo, não consegui acabar ainda o livro "os sertões". Que saco.

Vou voltar a ler.

Tão tá

Um comentário:

GrazieWecker disse...

até concordo que é uma chatice estudar matérias e matérias que não tem nada a ver com a profissão que um dia vamos seguir..
mas, querendo ou não, entendendo ou não, no fim das contas tu vai usar tudo isso que se aprende em quase todas as matérias do segundo grau. é claro que não vai usar nas mesmas proporções, mas vai usar.