domingo, 9 de março de 2008

Apenas mais um reflexão

Eu procuraria, no mundo inteiro da informática, pessoa por pessoa, e acho que não encontraria, em um email pessoal, que não é divulgado para muitas pessoas, como emails de blogueiros famosos, algum que recebesse mais spams do que eu. Pouco depois do almoço, antes das 13h, apaguei os meus spams, da conta de email desse blog. Eram 70 e poucos. Mas agora, 18h, fui olhar e me deparo com 48 spams. 48 SPAMS. Em pouco mais de 5 horas. quase 10 spams por hora.

Mas eu poderia fazer um relato do tipo de spams, só que não quero. É um saco isso. Só que pelo menos tem o botão de apagar todos sem precisar selecionar um por um.

Não sei como começar esse parágrafo. Na verdade, não sabia, porque eu já comecei. Voltando da casa da minha vó(dessa vez o tareco da marasquinha não incomodou), com o tão tradicional tarro de leite na mão, muita coisa passou pela minha cabeça. Por vezes eu ria, por vezes ficava mais sério do que de costume. Para mim não mudava nada, apenas estava expressando pensamentos. Porém, percebi que as pessoas que passavam por mim estranhavam as minhas expressões faciais. Sabe quando alguém olha pra ti te estranhando ou não te reconhecendo? É, bem com essa cara.

Agora fiquei pensando se sou só eu que represento pensamentos com expressões faciais. Nunca ouvi ou vi alguém assim. Não que eu seja único, mas que é estranho, pelo menos para mim, o único que conheço que faz isso, é.

Voltando ao assunto do segundo parágrafo, que não é necessariamente o assunto do texto, me veio em pensamento, as pessoas. A diferença entre as pessoas. Não físicas e nem psicológicas, mas as diferenças sociais. Não entre ricos e pobres, ou aqueles que moram em locais "limpos" e os que moram e favelas. Eu pensei nas diferenças entre a sociedade que cerca as pessoas. Não entre plaiboizinhos ou marginais, mas na quantidade relacionada ao local. Bom, leiam o resto, que tentarei explicar.

As pessoas, geralmente, acordam de manhã, cedo, para trabalhar ou para ir à aula(com exceção daquelas que trabalham e/ou estudam de tarde ou de noite, mas não pensei nas exceções). Então. Essa pessoa tem uma rotina. Ela encontra com pessoas, conversa com pessoas diferentes daquelas com quem conversa em casa. Ela cria uma "rede social", que boa ou não, lhe permite expressar opiniões, idéias e comentar fatos.

Então, pensei nas exceções, não de horário, mas nas exceções pessoais. Naquelas pessoas que não têm uma "rede social" e que conseqüentemente, não conseguem expressar suas idéias, opiniões e comentar fatos, com outras pessoas diferentes daquelas que moram com ela. Essas pessoas ficam isoladas, por vários fatores. Não os menciono porque cada caso é diferente.

Fiquei me perguntando se essas pessoas, que não conseguem se expressar, são menos felizes que as que conseguem se expressar. Ou se elas se sentem mal por não compartilhar algo pessoal com outras pessoas? Claro que há a família, mas é diferente expressar-se com a família, que tu já conheces a opinião, do que com outras pessoas. Não há um debate sobre um assunto como, o flamengo sempre é favorecido, em família. Geralmente há uma concodância(se bem que o mundo inteiro afirma e percebe isso). Não há uma troca de opiniões também.

Mas re-pensando isso, respondi-me negativamente. Não. Pessoas sem essa convivência podem muito bem, como eu(mesmo que eu tenha uma convivência suficiente para me expressar, até por causa do blog), falar sozinhas. É uma forma de se expressar. Eu gosto de falar sozinho. Claro que não é a mesma coisa, mas eu debatia comigo mesmo certos assuntos(basicamente futebol). E assim, evitamos discussões acirradas, que podem até virar briga, se a outra pessoa for uma idiota ou uma fanática(se referindo à pessoa) pelo contrário do que tu defendes.

Pessoas "isoladas" da sociedade, vivem muito mais tranqüilamente do que nós, que temos uma "rede social". Sim. Vivem sem preocupações em falar o que pensam, gritam onde e quando querem, xingam qualquer um, inventam novas coisas e pensam com uma liberdade maravilhosa. Não há influência pessoal ou por atitude. Não há nada disso.

Preciso falar mais sozinho. Voltar a ter aquele espírito de auto-reflexão não só quando escrevo no blog. Acho que é isso que falta para mim atualmente. Se bem que o maldito livro está tirando um bom tempo do meu disponível, mas enfim, amanhã, voltando da aula, em vez de ficar cantando músicas de bandas gaúchas ou do Creedence, promoverei um debate com o meu eu-lírico. Vai ser legal.

Boa semana àqueles que disponibilizaram o seu tempo para ler esse texto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe Vini eu gosto das coisas que vc escreve aki...
é bem o q vc está sentindo na hora, é bom de ler, a gente fica pensando nas coisas, sei lá, a internet ta bem acessivel e as vezes a gente (me incluindo também né...)fica só no orkut, msn e não faz nada d+, fica só lá respondendo recadinho e o pior é q eu gosto de fazer isso e nem me dou conta de q fazer só isso na net é "vazio", perda de tempo... espero ter mais tempo para fazer coisas q realmente me deixam felizes...fazer coisas q realmete importam...iii isso já ta parecendo ánalise com psicologo, ahshashahs...
mas é isso. Teu blog é legal mesmo
ótima semana
bjim