segunda-feira, 24 de março de 2008

No recomeço...(2) - não é o que pode parecer ser

Sem comentários. Para quem postou como anônimo no post mais comentado do blog, sem comentários. Como alguém comentou depois, não há realmente um grande motivo para tanta "decepção". Enfim, nada mais a comentar.

Mas preciso de férias. Com pouco tempo de aula, mas com projetos(mais importantes) paralelos, acabei cansando muito rápido nesse ano. Só que ao contrário dos outros anos, sinto que estou aprendendo alguma coisa. Turma com menos alunos é bem melhor. Nada mais a comentar(2).

Eu já me desculpei publicamente aqui pelas minhas generalizações, por isso não o farei novamente. Mas percebi que há esperança no mundo normalizado. Há esperança de que raças se misturem. Dizem que fui preconceituoso comparando galinhas com patricinhas. Mas não vi nada disso. Até porque, nunca chamei uma guria de preconceituosa quando a mesma proferiu uma frase dessas "quanto mais conheço os homens mais gosto dos cachorros".

Vi uma foto, de uma pessoa hoje. Foto cujo conteúdo me impressionou. A pessoa, junto com outra, que tinha um olhar muito chamativo, com olhos azul-piscina. Belos olhos. Mas ela era pintadinha. Conheço pessoas pintadas. Chamam-nas de sardentas. Mas sei lá. Me chamam de narigudo. Sou mesmo, assim como aquela pessoa é sardenta. Mas não reparei tanto nela e nem na outra. Reparei no gesto. Na foto em si. Na frase da foto. Acho que aquilo não é aparência. Nem vou julgar agora, até por não conhecer tanto a pessoa. Nada mais a comentar(3).

Estranhem a minha atitude. Antigamente, principalmente por escrever quase sempre em um tom de desabafo, eu criticaria. Acusaria. Generalizaria tudo só por casos separados que conheço. Mas atualemente não. Depois que decidi deixar de lado alguns fatores que sempre me incomodaram(dentre os quais não se incluiam as patricinhas, como supôs alguém algum dia), decidi deixar tudo o que me incomoda para trás. Assim como fiz com certas coisas do meu passado, que mesmo sendo recente, é passado sim. Porque o que eu comi ontem é passado. Bom, tirando a ida ao banheiro de hoje em virtude do passado de ontem. Nada mais a comentar(4).

Mudei sim. Mudei mesmo. Me sinto estranho assim. Mais... racional e menos "desabafo". Mais pensamento e menos precipitação. Mais especificidade e menos generalização. Quando achei que o que eu tinha em mente é suficiente, caí mais uma vez(só que sem o "a cada dia um recomeço(5)"). E aprendi ainda mais. Não aprendi vendo. Não aprendi lendo. Não aprendi ouvindo. Não aprendi pensando. Não aprendi com exemplos. Mais uma vez aprendi vivendo.

E mesmo que pareça um pedido de desculpas escondido, não é. Porque repito e insisto, assumo tudo o que escrevo e escrevi. Não tenho medo de "acertar contas" por algo escrito aqui. E nunca quis esconder nada, caso contrário, nunca teria escrito aqui ou teria tornado o blog particular. Não é nada do que vocês podem e devem estar pensando. Mais uma vez, não é o que aparenta ser.

E me vejo inteligente o suficiente para ver o que é e o que podem parecer as minhas atitudes. Até o fim agora.

Tão tá!

2 comentários:

SiL disse...

uauuuuu!!

q texto vini
gostei

em entrelinhas

hehe

bjus

GrazieWecker disse...

Nada mais a comentar(5)