segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

E a sociedade gosta do que é implícito...

Procurei em vários blogs um texto sobre isso e só achei em um. O fato é que talvez seja uma coisa tão curta que vou escrever aqui, que nem poderá ser considerada opinião sobre o fato.

O fato daquele jornalista ter atirado, e infelizmente não acertado, os sapatos no Bush.

Eu fico pensando se no Brasil alguém fizesse isso.

Ah, porque seria um desrespeito com uma autoridade, porque seria uma falta de profissionalismo do repórter, porque seria um péssimo exemplo para a sociedade, porque mancharia a imagem do Brasil perante os outros países do mundo.

Ridículo é pensar que isso é uma coisa ruim.

Atirar sapatos, ou qualquer outra coisa, é a prova de que alguma coisa precisa ser mudada. É a maior prova de indignação que alguém pode dar a uma população sedenta por mudanças, mas covarde na hora de buscá-las.

Todos baixam a cabeça para o maldito sistema. Ninguém sabe o que é, ninguém sabe direito sequer se ele existe mesmo. Mas todos sabem que o sistema acaba com aqueles que tentam mudá-lo. Covardia. Medo.

O povo teve um ato, mesmo que apenas simbólico, interessante quando vaiou o Lula no Pan-Americano do Rio, no ano passado. Seria um começo se a imprensa nacional não reprimisse tal atitude e, incansavelmente, rebaixasse aqueles que tomaram tal atitude contra a tão importante pessoa do presidente da república(dos babacas) a meros idiotas mal-educados.

Seria então a imprensa o sistema?

O fato é que, principalmente durante a ditadura no Brasil, quem falava mal do governo era caçado, torturado, linchado, humilhado, enfim, muitos foram mortos depois do já citado. O fato é que, quando falam mal do governo, ele reage de alguma forma(acreditem ou não, o aumento nos impostos deve ser uma forma de fazer calar uma raiva, que pode até aumentar, mas não traz conseqüência alguma para o governo) e as coisas continuam do mesmo jeito, só que mais silenciosas, mais indiretas.

Seria então o governo o sistema?

O fato é que eu não quero chegar a uma resposta sobre quem é o sistema. Fique tudo implícito. Aliás, continue tudo implícito.

Todos sabemos o que é o sistema, quem é o sistema, o que o sistema faz.

Ou pelo menos achamos que sabemos.

Mas que seria bem legal acertar uma sapatada(ou um tiro*) no pior presidente da história do país(pelo menos o mais analfabeto ele é) não seria algo tão ruim. Mas daí o sistema...


*sem apologias(oficiais e declaradas) à violência

7 comentários:

Ju Vrech disse...

Vi uma reportagem agora a pouco, falando sobre isso. Que na cultura do reporter atirar sapatos em alguém é uma forma de humilhar a pessoa e o Bush ainda diz que não se sentiu humilhado com a atitude do rapaz.
Mas francamente? duvido que ele não tenha se sentido humilhado. DUVIDO. ;)

E eu adorei seu blog. :)

A n i n h a a disse...

não tava sabendo disso o_o

mas uma sapatada na fuça daquele nojento não iria nada mal :S

beiijos

Nanda Basso disse...

Não escrevi não, estava um pouco sem tempo ontem! =S

Tenho vários parentes na cidade em que tu mora! ;D

Me surpreendo com teu português perfeito sendo que tu só tem 17 anos! ;O

x@@@

Mário Goulart disse...

Na verdade o que aconteceu foi um aviso ao "monstro presidencial". Lamentavelmente temos de assistir a midia brasileira reprovar esta atitude, quando realmente o jovem iraquiano deveria ter-lhe quebrado o nariz com a sola do seu sapato nº42. Este jovem é um herói para o povo iraquiano que foi "chacinado" pelo governo de G.W. Bush filho!!
Excelente texto Vinicius.

*Silvia Alencar* disse...

Olha...
Eu no meu "infinito particular", gostaria que aquela sapatada pegasse bem no meio da cara dele, rsrsrs...
Quem diria, que ele é bom de reflexos, pena!!!
KKKKKKKKK!!!!!

Miguel Scapin disse...

eu não gosto do implícito
"eu gosto é de mulher
O o o o o
eu gosto é de mulher"

por ultragem a rigor

Don't Speak disse...

Sinceramente eu adorei a sapatada no Bush..pena que ele conseguiu desviar.

Não acho também que o Bush se sentiu humilhado ou qualquer outra coisa..ele achou engraçado..isso sim.

Acho que todos nós deveríamos ter "vergonha na cara" e atirar sapatos em todos os políticos como ele..que sabemos que existem aos montes em nosso país.

Adorei seu blog...beijo.!