sábado, 6 de dezembro de 2008

5 vantagens de ser politicamente correto

Trazer as desvantagens foi fácil, agora, as vantagens serão mais complicadas, mas existem sim.

1 - Só o politicamente correto tem o direito de criticar outras pessoas por atos ilícitos. Sim, já que não comete as mesmas práticas ilegais e imorais, ele pode, livremente, criticar. Só que, o P.C. não critica. Ele apenas comenta, pois é errado criticar e desmoralizar alguém.

2 - Você pode se cobrar mais sendo um P.C., porém mantém sua auto-estima sempre muito boa, se consegue seguir todas as normas, as suas normas. O P.C. sabe que está fazendo o certo e acaba se sentindo bem por isso, pois é um diferente em um mundo de iguais.

3 - Além da auto-estima, o P.C. acaba ganhando, de quem percebe o seu jeito correto de ser, respeito, confiança. Sim, porque o aluno que não cola em provas livra-se dos olhares desconfiados do professor. O trabalhador que não desvia um centavo para o seu bolso, ganha a confiança do patrão. O cliente que devolve o excesso de troco, ganha a confiança do vendedor. Isso é bom. Confiança e respeito. Em casos extremos, admiração.

4 - O P.C. não comete erros banais. E isso por si só é uma vantagem. Não sentir-se sempre "sujo", "errado", "falso" é bom. O P.C. faz o que tem de ser feito e pronto. Sem desvios, sem prejudicar ninguém. Para quem acredita, isso será compensado em outra vida.

(5) - O P.C. ajuda o planeta a existir. É por existirem alguns P.C.'s que "a vaca não foi pro brejo", mesmo estando muito perto disso. Mesmo que não por completo, ainda há pessoas que possuem "o gene" P.C., e o mostram de diversas maneiras. Pensei bastante e não vi outra vantagem além das já citadas, mas, e precisa? Talvez. Porque o politicamente correto faz o certo porque é certo, não porque alguém pediu. E mesmo sendo criticado, como foi citado nas desvantagens, ele segue sendo assim, "chato", correto, idealista. Pronto, a 5ª vantagem é que o P.C. é por natureza, um idealista.

2 comentários:

Camilla disse...

Muito bacana você apontar os dois lados...

Eu sinceramente prefiro não ser politicamente correta, mas vai de cada um né?

Beijos!!

*Silvia Alencar* disse...

Eu tento ser "PC", mais é muuuuuitooo dificíl, não sei se um dia conseguirei...
Mas, as vantagens e desvantagens estão corretissímas, é isso mesmo...
Bom final de semana...
E fica com Deus...