quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

25 de Dezembro, Natal

Esses dias, minha mãe perguntou o que eu gostaria de ganhar de presente de Natal. Eu disse que nada. Então ela perguntou o que eu precisava. Eu disse que nada mais uma vez. Ela então, como toda mãe, insistiu, argumentando que eu já não havia ganho presente em outra oportunidades(como no meu aniversário), portanto, deveria ganhar um presente de Natal. Me perguntou o que eu queria ganhar.

Então, até por ser minha mãe, disse a ela que não precisava de nada, que não gostaria de ganhar presente e que o que eu queria ela não poderia me dar. E aliás, nem correndo o mundo inteiro conseguiria o que hoje eu mais quero. Mais uma vez tenho que ficar no meio do caminho. "No meio do deserto de tudo e de nada"*

A questão toda não sou eu. E nem o que eu estou vivendo. Nem os motivos disso. A questão toda que eu escrevo hoje, mesmo sem estar em casa, é que, eu não gosto disso. Dessa necessidade de presente. Desse consumismo, esse capitalismo, essa babação de ovo em cima de um velho gordo que só se tornou importante em virtude de uma campanha publicitária.

Não gosto de ver a origem do Natal esquecida. De ver que as pessoas só vão na missa**, quando vão, para pedir por um bom Natal, pedir por felicidade, pedir por isso e por aquilo, pedir isso e aquilo, enfim. Não gosto de toda essa festa fútil, de todo esse apego material, de todos esses presentes.

Como a páscoa e seu maldito coelho branco, o Natal e seu papai noel tiveram seus sentidos completamente mudados, banalizados e quase extinguidos por uma sociedade fútil e hipócrita. Mais uma vez tenho que dizer que existem sim exceções, que não virão ao caso agora.

Um professor foi demitido por dizer a uma criança que o papai noel não existe. Que sacanagem. Ele disse a verdade. Por que ser demitido? Por acabar, corretamente, com uma ilusão besta que acaba fazendo a pessoa se arrepender no futuro de ter sido tola em acreditar que alguém que dá presentes para todo mundo no Natal existe mesmo.

O nascimento de Jesus é simplesmente ignorado. Ninguém mais sabe que ele nasceu nesta data. Que Ele é a origem do Natal. Festa familiar, festa de amor, de paz. Infelizmente isso é passado. E o mais engraçado é que só lembram das crianças, pobres ou não, só lembram das pessoas que passam dificuldades, em datas como essa.

Hoje eu queria poder dizer mesmo que desejo a todos um Feliz Natal. Mas não posso fazer isso. Estaria sendo mais um que, por um ou dois dias, se esquece do que acontece no resto do ano para viver(ou aparentar viver) um dia de paz completa. Estaria sendo mentiroso se dissesse que desejo à todos um Feliz Natal.

Espero um dia mudar. Poder fazê-lo, sinceramente, à todos. Espero mesmo.

Rezo para que aqueles que merecem, recebam Dele tudo o que precisam. De um jeito ou de outro, a recompensa para aqueles que lutam por um mundo mais justo, um mundo melhor, chegará. Provavelmente não hoje. Talvez não amanhã. Mas um dia. O importante é não ficar sentado esperando que o Natal do ano que vem chegue.

À todos que merecem, desejo paz, saúde e amor. E nada mais.

*está entre aspas pois copiei de outro texto meu, que pode ser visto clicando na própria frase.
**respeito todas as religiões, mas cito o exemplo do qual tenho conhecimento e vivo.

2 comentários:

Cammy S. disse...

Pois é acho muito fútil ,escrevi sobre isso tbém!
Natal pra mim nao é ganhar presentes e pedir,eu prefiro agradecer por tudo que eu que aconteceu na minah vida.

GrazieWecker disse...

concordo com o que disseste.
perdeu o sentido
tem aquelas propagandas todas que dizem que o importante é o espírito de Natal, é a confraternização, é estar com os amigos, etc. mas ainda assim, ninguém fala que é um tempo de agradecer muito a Deus por ter nos mandado Seu Filho.
no comércio, nas páginas de economia, dizem que seria um Natal ruim, por causa da crise econômica. mas isso não deveria afetar nossos sentimentos de Natal. porque ainda que não se possa dar um presente (legal a tradição, desde que não se torne prioridade), se pode dar um abraço... afinal, o melhor presente que poderíamos ganhar no Natal, é a presença do próprio Cristo que renasce nesta data...

enfim, só queria complementar o texto, ou dizer que concordo de uma maneira mais justificada, sei lá.
legal o novo layout do blog (sei lá desde quando ele ta assim, porque fazia realmente tempo que não o visitava)