terça-feira, 30 de setembro de 2008

Só de educado

Uma das mais intrigantes coisas que os seres humanos fazem é fazer, qualquer que seja a coisa, algo por educação. Não que seja uma coisa ruim, mas pode até ser. Não que seja errado, mas pode se tornar um erro. Não que não seja bom, mas talvez não seja mesmo.

O exemplo clássico é o do ir numa festa de aniversário e comer algo que não gosta só para não fazer desfeita. E nem precisa ser em festa de aniversário. Ir almoçar na casa daquele amigo e ter que comer uma pasta gelatinosa feita com tripa de galinha e casca de banana... e ainda ter que dizer que o gosto é muito bom.

Ou ter que cumprimentar alguém só porque esse é primo da tia da amiga da sua ex-namorada. Que saco. O cara tem que cumprimentar todo mundo então, porque de alguma maneira, em algum momento, acabamos conhecendo, nem que seja só de vista, as pessoas e, por educação, cumprimentamos. Mesmo que a pessoa seja um pé no saco bem dolorido.

Exemplos não faltam. Porque fazer as coisas por educação é costume de muitos. Parabenizar aquele imbecil que só conseguiu realizar alguma coisa legal porque roubou a idéia de outra, também é muito comum.

Não que seja hipocrisia. Não que seja falsidade. Não que seja ruim ou bom.

Porque afinal, é educação. E daquelas que o cara aprende em casa.

Agora, quem não aprendeu em casa, diz que não odeia comidas que têm abacate e sai da casa do amigo, indo comer um xis no bar da esquina.

Mas é...

Um comentário:

Chloe Gianuzzi disse...

E têm aqueles tipos de situações quando você tá comendo e tem que oferecer por alguém só por obrigação.
Ah nem,eu não faço isso mais não,sabe?
Tem horas que não da pra fazer as coisas só pra você mostrar que é educado; eu acho isso um erro!
Eu sei que sou educada e não é eu oferecendo,cumprimentando ou não dando aquele tchau pra alguém,que eu sou mal educada,só não quero ser falsa,porque tem pessoas que não vou com a cara!
Prefiro ficar só no sorriso mesmo :P

beijos