terça-feira, 23 de setembro de 2008

Reflexões de um maluco(3) - se é pra ser uma saga, que seja então

Há anos luta-se por pessoas mais conscientes, que vivam a realidade. E há anos o mundo perdeu o rumo. Perdeu o sentido. Perdeu a grande maioria das poucas coisas que ainda faziam sentido nele. Ainda há um resto que, infelizmente, ainda lutam para que acabe.

Há anos luta-se por um mundo mais inteligente, mais real. Um mundo em que a preocupação com problemas sociais e ambientais seja cada vez mais transformada em ações. E o que se vê? Cada vez um descaso maior, com os necessitados, os excluídos, enfim, os pobres e miseráveis e uma perda completa de respeito com a natureza.

Há anos luta-se por uma evolução. Para isso precisamos saber de todos os detalhes do passado, inclusive os desnecessários. Uma evolução que melhoraria a interação do ser humano com o seu semelhante e com o ambiente. Evolução? Aproximação? Interação? Compreensão do passado? Alguém sabe me dizer se isso existe?

Computadores e todos os tipos de mini-aparelhos, que facilitam e simplificam coisas que antigamente eram "difíceis", como espremer laranjas e ralar queijo, foram criados para que o ser humano pudesse aproveitar mais a vida e perder menos tempo. Só que para ter isso, o ser humano trabalha(aqueles que têm a oportunidade) para ter dinheiro para comprar isso. E para ter um bom emprego, estuda(os que têm oportunidade) bastante. Ou seja, ao invés de ganhar tempo, perde ainda mais tempo.

Não vou criticar, agora, o consumismo. O capitalismo. A construção daquela inutilidade de acelerador de partículas e a falta de capacidade do ser humano, o mesmo que criou coisas geniais como o papel e a caneta(que não precisa ser Bic), em arrumar soluções para tapar todos os buracos deixados no meio do caminho. São esses buracos que explicam todos os problemas e todas as porcarias do mundo, gerados por uma sociedade egocêntrica e que perdeu todo e qualquer sentimento sincero e bom que havia em seus corações(ou para os realistas de hoje em dia, as impressões implícitas que não fazem diferença).

São tantas coisas que são vagas e ao invés de solucionar esses "buracos" deixados no meio do caminho da tal "evolução" do ser humano, queremos, ou melhor, querem logo descobrir o princípio e o final de tudo. O mundo acaba em 2012. Está em um livro, publicado. A culpa não é sua. A culpa, acredito eu que provavelmente, também não seja minha. Acredito também que o mundo, talvez infelizmente, não acabe em 2012, pois ainda há muito a ser piorado antes do fim. Se é que existe mesmo um fim.

Então, de quem é a culpa?

Buscam a Lua, as estrelas e nem ao menos conseguem explicar como uma flor só abre seus botões na noite de Natal.

Buscam vidas em outros planetas e ignoram a existência de vida na Terra.

O ser humano, que descobriu muitas coisas, criou tantas outras e busca novas descobertas ao horizonte, busca evoluir longe daqui. Longe daqueles que o cercam. Porque ele é mais importante que o que está ao seu lado, mesmo sendo, praticamente, igual.

Parabéns ao ser humano, que passou a ignorar o próprio ser humano em busca de... nem mesmo ele, o ser humano, sabe o que está buscando...

ENQUANTO HOUVER UM SONHO, AINDA HAVERÁ ESPERANÇA.

2 comentários:

Vini Manfio disse...

maldita sociedade

Vini Manfio disse...

CAMPANHA: UM COMENTÁRIO POR POST!