terça-feira, 16 de setembro de 2008

Para diminuir, ou melhor, aumentar a ignorância

Um bando de idiotas que se julgam inteligentes, vindos dos países que falam a língua portuguesa, a mesma que lhes escrevo agora, julgou ser necessária uma mudança na nossa língua, uma espécie de unificação. Só que esqueceram que deveriam facilitar a língua para que os fala, ou seja, nós, os portuga, os angolano, enfim, todos os que moram nesses países. Criaram regras PATÉTICAS e ESTÚPIDAS que tiram acentos aqui, colocam ali, tiram hífen de um lado e colocam e outro, claro, tudo com suas exceções, que nesse caso, são o que sobra do nosso português atual, o correto, o que, mesmo sendo cheio de regras, era pelo menos cabível.

Vou ao trecho escrito por mim na aula de Português hoje:
Um pinguim achou que era difícil comer peixe com tanta frequência, então, decidiu comer linguiça. Os outros pinguins se revoltaram e convocaram uma assembleia, porque tinham a ideia que linguiça não era coisa de pinguim. Chamaram-no de anti-ibérico, deram-lhe uma boia e disseram-lhe: "olha este ceu e vê se isto aqui é lugar de comer linguiça". Jogaram-no ao mar. Mas o pinguim não sabia nadar. Outros tempos... outros tempos... aqueles que creem, reveem seus conceitos.

Obviamente o texto não tem fundamento mas, notaram alguma diferença? Pois é, ele será escrito dessa maneira, por causa dessas estúpidas trocas e regras criadas para dificultar, ainda mais, a compreensão da língua que falamos por parte de nossas crianças. O que era ruim vai ficar pior. Ouvir linguiça não vai mais ser ridículo. O que faremos nós, que prezamos uma boa escrita e uma boa pronúncia? Teremos que falar e escrever, mesmo que nas normas, de maneira errada e ridícula. Céu perderá seu acento. Mas chapéu não. E como explicar isso para um guri de 2ª série do ensino fundamental? Como explicar que se diz lingüiça e não linguiça?

O português nunca foi uma língua fácil de ser aprendida, mas pelo menos as regras eram aceitáveis e faziam, mesmo que pouco, algum sentido. Só que agora esculacharam. Nos tiraram anos de aprendizado, milhões, quem sabe bilhões, de livros escritos da mesma maneira, que terão de ser refeitos, pois o governo não deixará que livros permaneçam nas bibliotecas com erros de português. IDIOTAS são aqueles que julgaram-se inteligentes ao criar essa reforma ESTÚPIDA e desnecessária.

Para alguns não fará diferença, pois quem não sabe vai saber menos ainda. E para quem sabe, reaprender não será fácil, pois uma folha com as mudanças em mãos será obrigação. O trabalho de anos de estudo e ensino será jogado no lixo.

Parabéns PSEUDOintelectuais, vocês, que se julgam tão sábios, mostraram que são tão ignorantes quanto o presidente daquele país chamado Brasil...

*Ah, o texto, escrito de maneira CORRETA, a atual que será obsoleta daqui há pouco tempo, seria assim:
Um pingüim achou que era difícil comer peixe com tanta freqüência, então, decidiu comer lingüiça. Os outros pingüins se revoltaram e convocaram uma assembléia, porque tinham a idéia que lingüiça não era coisa de pingüim. Chamaram-no de antiibérico, deram-lhe uma bóia e disseram-lhe: "olha este céu e vê se isto aqui é lugar de comer lingüiça". Jogaram-no ao mar. Mas o pingüim não sabia nadar. Outros tempos... outros tempos... aqueles que crêem, revêem seus conceitos.(espero ter corrigido todos a tempo)

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia que essa lei tinha sido aprovada.

Mas, pensa só, é pelo bem da comunicação: você não vai mais precisar falar tranQÜIlo, enrrolando a lingua, só fala trankilo e tudo certo.

hahahaha
;P :*

Chloe Gianuzzi disse...

A neeem! Nem eu sabia dessa :O

coitada das crianças... :/

Beatrix disse...

passa la tem selo pra vc...

bjokas.