sábado, 13 de setembro de 2008

Eu preciso de respostas?(parte 1)

É ouvindo música que minha mente gera idéias. É ouvindo música que consigo aliviar palavras entaladas na garganta. É ouvindo música que tenho a oportunidade de refletir e cantar algo que condiga com o que estou pensando. É ouvindo música que meu eu-lírico consegue tirar as conclusões mais absurdas sobre mim. E foi ouvindo música que pensei no assunto desse texto.

Durante algum tempo, há algum tempo atrás, tentei buscar respostas da maneira mais estúpida o possível: usando unicamente a racionalidade. Porque pensando e sabendo no que pensar, pode-se tirar muitas conclusões, a grande maioria correta, e as que não são, levam à outras corretas. O racionalismo tende a nos levar à uma correção de erros, porque, acima de tudo, a racionalidade sempre buscou a elevação do homem sobre tudo e sobre todo os outros, ou seja, quem fosse mais racional, seria mais, melhor e enfim, seria perfeito.

Só que chega um momento em que a racionalidade tenta e não consegue explicar certas coisas. São sensações de tristeza, decepção, por sentimentos não correspondidos ou não compreendidos. A racionalidade não sabe, e nunca soube, explicar essas sensações, esses sentimentos de uma maneira que nos levasse a compreensão dos mesmos. Porque todos sabemos que na hora em que realmente seria útil saber e entender a teoria das coisas, e como as mesmas funcionam, a racionalidade torna-se tão inútil quanto aquela porcaria daquele acelerador de partículas citado, e amplamente criticado, no post abaixo.

No momento em que, além de sensações originadas por sentimentos, outros fenômenos não conseguem ser explicados, a racionalidade baixa ainda mais o seu nível, tornando-se obsoleta e ultrapassada. Ineptidão(de inepto) completa, o que nos leva a crer e ter a certeza de que Maquiavel e seus descendentes só quiseram colocar seus nomes na história mesmo, pois nada de produtivo fizeram. Tentaram revolucionar mas o que vemos hoje é o homem lutando para descobrir de onde veio, pra onde vai e esquecendo que pode morrer em um assalto na próxima esquina.

(por ter ficado grande para um texto só, dividi em duas partes...)

4 comentários:

Bruna disse...

Que lindo

Letícia disse...

ooi...eu sou de NH :X
sabe a Graziela? do tosco por ser tosco?
sou colega dela!

Letícia disse...

aliás...post sem comentários esse!
realmente o fato de o homem querer ser racional, querer saber tudo, pouco ajuda ao prórpio homem.

Anônimo disse...

gostei do texto.....
e até fiquei refletindo.....
um apego de mais a racionalidade
nos leva a uma busca desenfreada por respostas
mas em algum momento todos procuramos respóstas
e elas apracem as vezes de lugares e momentos que racinalidade nunca vai conseguir explicar ou prever...