quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Retratos de uma sociedade patética(2)

As pessoas fazem o que fazem e acham que ninguém vai descobrir. Que ninguém vai criticar. Que ninguém vai cobrar explicações e mudanças. As pessoas fazem coisas e as outras pessoas acabam aceitando isso pois, algum dia, também as fazem. Sabem aquela história de "pregar moral de cueca"? Então, é mais ou menos por aí. E nem quero falar de políticos corruptos. De policiais que favorecem o tráfico. De professores coniventes e satisfeitos com o nível de ensino no Brasil. De pais e mães que se deixam dominar por filhos que precisam de limites.

Quero reclamar daqueles que se calam. Tornam-se omissos. Hipócritas por fingirem que tudo está bem. A educação é uma merda? Então por quê aceitar que os mesmos políticos votem sempre as mesmas leis que apenas dão comida e dinheiro para pessoas vagabundas e alunos sem vontade? Por que aceitar isso? Por que sempre votar nas mesmas pessoas? Um erro não justifica o outro mesmo porém um erro leva a outro sim.

Encontramos pessoas omissas e hipócritas em todos os lados. Até na sua própria casa você pode estar convivendo com alguém conivente com algum tipo de sujeira moral, algum tipo de lixo que você tanto odeia e quer se ver afastado. Você não sabe de nada, não é mesmo? E se soubesse, faria o que? Nada. Aceitaria, afinal, é um familiar seu. Ou é um amigo seu.

Laços de amor, amizade ou laços forçados por cobranças de dívidas ou aqueles ridículos favores de "amigos". Tanto faz. Cada pessoa tem os seus motivos para esquecer o que é certo e fechar os olhos, tampar os ouvidos e colocar uma rolha na boca pra que nenhuma palavra mais seja dita. E não esqueça nunca de amarrar as mãos ao pé da cama, é mais seguro, não é?

Sociedade hipócrita. Sempre os mesmos idiotas. Sempre os mesmos erros. Sempre as mesmas desculpas. Sempre as mesmas porcarias feitas, ou não feitas. Sempre a mesma reclamação de gente que fecha a boca, os olhos e tapa os ouvidos para tentar viver melhor. Mas será que fingir que o mundo é uma maravilha não estaremos apenas escondendo de nós mesmos o inferno onde vivemos?

Não há como mudar os sistema, a sociedade, o mundo. Provavelmente você não vai conseguir mudar a sua própria vida depois de ler esse texto(embora eu não creia que alguém tenha vontade de fazer isso após ler o que escrevo agora). Até porque, não há como se isolar desse maldito mundo. Dessas malditas pessoas que podem até visitar os doentes, mas com o propósito de esconder da sociedade, e do seu nariz, que não passam de traficantes de droga ou chefes de gangues que praticam assaltos à mão armada.

Filme, ficção? Nem um pouco. Achar que a máfia é coisa do passado é a mesma coisa que dizer que jogador de futebol não é formador de opinião. Por mais que sejam idiotas, por mais que sejam analfabetos funcionais, eles bebem e fumam, falam bobagens e provam que você pode ser rico, famoso e querido por todas as pessoas(diga-se aqui vagabundas chamadas de maria-chuteira, que só querem engravidar para ganhar dinheiro) mesmo sendo um simples idiota. Nem todos são assim? Não são mesmo. Porque são as exceções que ainda mantêm o mundo. Sim, a coisa pode ser pior.

Quanto mais as bocas se calam, os olhos se fecham e as mãos se atam, quanto mais ignoramos o nosso vizinho em troca de um pacote de bala e quanto mais pensamos que a vida é uma maravilha, mais estaremos sendo merecedores de um lugar sagrado na puta que pariu do inferno. Que talvez não seja aquele inferno que fica embaixo da terra, onde o diabo tem um tridente e espeta os malfeitores. Não. Nem precisa ser isso. Acho que o grande inferno pelo qual as pessoas passam é o inferno moral. Você saber que é apenas mais um na sociedade é horrível.Já passei por isso e sei como é.

É só um grito. Um inútil grito. Que o vento levará e transformará em pó com o tempo. É só um grito. Por mais sincero que seja, por mais necessário que seja ouvido, é só um grito. Ninguém ouvirá esse grito. Porque os ouvidos foram tapados. Ou seja, não adianta gritar. Mas podem ter tapado os ouvidos, cercado e tornado inaudível aquele grito. Nada o fará calar. Nunca.

3 comentários:

Aline disse...

Forma-se um espécie de círculo vicioso, sem fim. Minha parte eu tento fazer, voto conscientemente e dou meus gritos quando vejo coisas erradas. Mas realmente é difícil, uma andorinha só não faz verão!=\ Podemos ser pelo menos duas...já é um começo!

DW disse...

Eu sempre gosto de ler seus posts!
E esse me encheu de patriotismo de algum modo ;D
A sociedade se condena, e é bom ver que alguém lembra disso, modéstia parte não sou pessoa de ficar pensando nisso e acho bonito de sua parte x) :*

Anônimo disse...

Foi um desabafo total aqui. Puxa... Nem sei o que dizer. Ontem à noite mesmo, sob uma citação da minha mãe, percebi que ela não poderia falar aquilo, pq um familiar já o tinha feito (de outro modo), mas com a mesma finalidade. É incrível! Pior que por mais que eu fale, tenho que escutar "Sara, fique quieta". Aí me torno hipócrita do mesmo jeito. Porque vejo, mas calo.

Obrigada pelo texto! Tocou-me muito. Principalmente saber que vc teve coragem... Espelharei-me em vc.