sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Ainda sobre essa bobagem de datas

Mais uma ano. Mais um ano na história, porque afinal, todos os anos entram para a história. Mais um ano de vida de muitos. Mais um ano para muitos. Apenas mais um ano para muitos. Nada diferente em relação a outros anos, até porque, de um ano para outro nada muda mesmo. Só o final da data que é escrita.

Ou seja, nada importante muda apenas pelo fato de o ano estar começando. Não existe aquela bobagem de ano novo, vida nova. Isso é bobagem. É apelação. É apegação à coisas fúteis. É bobagem(2).

As pessoas fazem promessas. Listas de desejos. De ambições. De planos a serem cumpridos. E nada disso adianta. Até porque, esse tipo de lista pode ser feito até no último dia do ano, para ser realizado no mesmo dia. Bobagem ficar planejando algo só porque um ano terminou e outro começou. Só o calendário que realmente sente o ano chegar. O ano sair. O ano existir.

Porque os dias são os dias e as noites fazem parte dos dias. Porque é essa é mais uma utopia barata. E fraca. Tão fraca, e bisonha, quanto àquela de que "nós construímos um mundo melhor", utopia na qual ainda me incluo, por motivos de força maior, de consciência maior.

2009 vai ser apenas mais um ano na minha vida. Mais um ano na sua vida. Mais um ano na história. O ano passado marcou. Sim, porque todo ano marca de alguma maneira. Se não todos, alguns. Mas como todos têm um ano em especial marcado em suas vidas(nem que seja o do nascimento), então fica fácil dizer que cada ano é apenas um ano.

A festa de 31 de dezembro também é bobagem. Comemoram o que afinal de contas?

Eu já escrevi sobre essa última frase, citando um exemplo. Então não comento mais nada.

A última coisa que eu tenho a escrever é que as promessas de ano novo deveriam ser incluídas naquela "lista das maiores mentiras da humanidade". Existem pessoas que cumprem as promessas de ano novo? Deve existir sim, mas não faz diferença. Assim como os idiotas dos utópicos por um mundo melhor(já disse que me incluo nessa lista), os bocós das promessas de ano novo não fazem diferença para um mundo que, com ou sem promessa, lista, desejos, felicitações e muito dinheiro gasto em foguete, não se importa com o que acontece na casa ao lado, do outro lado da rua.

Chega. Cansei. Até porque eu não ia escrever isso. Mas escrevi.

Um comentário:

Vini Manfio disse...

Campanha: UM COMENTÁRIO POR POST!

isso aí

bobagem mesmo